Você está aqui Mundo Educação Sociologia Sociabilidade e Socialização

Sociabilidade e Socialização

Sociabilidade e Socialização
A capacidade humana de se socializar.

A humanidade se encontra em constante evolução, sendo sua tendência natural abandonar a ideologia do egocentrismo (aquele que considera seu próprio “eu” como o centro de tudo). Os seres humanos, por mais que se acham auto-suficientes, necessitam de seus semelhantes para sobreviver, criar formas de expressão cultural, comunicar-se, perpetuar a espécie e obter realização plena como indivíduos. O que forma o caráter humano nos indivíduos da espécie humana é a convivência em grupo. A convivência social desde o surgimento da humanidade possui em seu contexto a competição pelos bens, competição essa que jamais terá fim, unicamente pelo fato de cada pessoa constituir um universo próprio de desejos maternais, cuja necessidade de regras gerais é a de definir limites que proporcionem a invasão dos direitos de cada indivíduo. E é a sociabilidade que capacita naturalmente o ser humano para a convivência em sociedade, desenvolvendo-se pelo meio da socialização.

É por meio da socialização que a espécie humana se integra entre si ao grupo em que nasceu, absorvendo o conjunto de hábitos, costumes e regras característicos de seu grupo. Nossa socialização acontece quando participamos da vida em sociedade, assimilando todas as suas principais características. Tendo por definição que quanto mais coerente for a socialização, mais sociável ele tenderá a ser. Com a constante evolução humana, a forma atual de sociabilidade absorve características diferentes da sociedade antes do século XXI. O tribalismo é uma das formas de expressão dos novos tipos de sociabilidade. Exemplos de tribos são os punks, os surfistas, os skinheads, as torcidas organizadas de futebol, gangues da periferia urbana, ente outros. São as afinidades ou interesses momentâneos em comum que fazem com que se reúnam. São diversas as tribos que estão surgindo conforme a evolução da sociedade e as tecnologias do século XXI, uma das mais polêmicas é a das comunidades virtuais que habitam o ciberespaço, dando origem a um novo tipo de sociabilidade. Enfim, tudo o que envolve a sociabilidade e a socialização depende da identificação e da predisposição de cada indivíduo, sendo da natureza humana a necessidade de estar e participar de um grupo social.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Sociabilidade e Socialização








46 comentários

Faça seu Login

  • terça-feira | 23/09/2014 | Francisco
    Usuário

    É com a sociabilidade que aprendi a viver em grupo

  • domingo | 24/08/2014 | samara
    Usuário

    Eu amo Sociologia...

  • quarta-feira | 12/02/2014 | kah fer
    Usuário

    estou estudando isso em sociologia e eu estou amando mto msm bjs ...

  • quarta-feira | 21/08/2013 | givaldo araujo...
    Usuário

    1.como se da o processo de socialização dos indivíduos 2.qual é a base criada pela convivência do grupo social 3.o que faz com que os indivíduos sejam diferentes 4.porque socialização é diferente de sociabilidade dê-me exemplos. 5.porque as redes sociais são tao discotidas na atualizade