Você está aqui Mundo Educação Sociologia Preconceito

Preconceito

Preconceito
Uma das principais manifestações de discriminação é o preconceito racial.
Preconceito é uma postura ou idéia pré-concebida, uma atitude de alienação a tudo aquilo que foge dos “padrões” de uma sociedade. As principais formas são: preconceito racial, social e sexual.

O preconceito racial é caracterizado pela convicção da existência de indivíduos com características físicas hereditárias, determinados traços de caráter e inteligência e manifestações culturais superiores a outros pertencentes a etnias diferentes. O preconceito racial, ou racismo, é uma violação aos direitos humanos, visto que fora utilizado para justificar a escravidão, o domínio de alguns povos sobre outros e as atrocidades que ocorreram ao longo da história.

Nas sociedades, o preconceito é desenvolvido a partir da busca, por parte das pessoas preconceituosas, em tentar localizar naquelas vítimas do preconceito o que lhes “faltam” para serem semelhantes à grande maioria. Podemos citar o exemplo da civilização grega, onde o bárbaro (estrangeiro) era o que "transgredia" toda a lei e costumes da época. Atualmente, um exemplo claro de discriminação e preconceito social é a existência de favelas e condomínios fechados tão próximos fisicamente e tão longes socialmente. Outra forma de preconceito muito comum é o sexual, o qual é baseado na discriminação devido à orientação sexual de cada indivíduo.

O preconceito leva à discriminação, à marginalização e à violência, uma vez que é baseado unicamente nas aparências e na empatia.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Preconceito








309 comentários

Faça seu Login

  • sábado | 13/06/2015 | amanda
    Usuário

    em pleno século XXI tem pessoas que não consegue esconder, o preconceito entre pessoas que estão em classes sociais mais baixa surge a partir do século da escravidão quando povos de remuneração baixa eram maltratados por benfeitores e burgueses,que perseguiam e buscavam mão de obra barata e bem remunerada.Hoje existe não apenas o preconceito com as pessoas de classe social mais amena, devido a escravidão de tempos atrás, hoje o preconceito surge de forma diferente e de um jeito mais agressivo e claro para a sociedade que fica ame-se desse tipo de exclusão social pelo lado de burgueses entre outras pessoas de grupos que exclui o cidadão de ser cidadão.

  • segunda-feira | 08/06/2015 | isa
    Usuário

    gostei muito pois deve ser sim discutido este assunto na nossa sociedade

  • quinta-feira | 07/05/2015 | angela alves
    Usuário

    adorei esse assuto muito bom para os estudo

  • quinta-feira | 26/03/2015 | Samelly Selyn
    Usuário

    Isso mim ajudou muito no meu trabalho de Identidade e cultura que pedia sobre Preconceito e Racismo Fiz esse de preconceito e fiz outro de racismo.Se quiserem logar no site olha o link -> http://www.mundoeducacao.com/sociologia/racismo.htm Muito Obrigada Mundo educação fui muito bem informada com todas essas informações sobre o Preconceito Ficarei ligada com novos Posts.