Você está aqui Mundo Educação Sociologia Isolamento Social

Isolamento Social

Isolamento Social
Um banco “apenas para europeus” e a solidão: dois fenômenos distintos de isolamento social.

O isolamento social é um tipo de categoria sociológica que tenta estudar fenômenos nos quais grupos ou indivíduos são – voluntária ou obrigatoriamente – banidos do convívio com determinados grupos ou pessoas. Muitas vezes, esse tipo de fenômeno envolve a ação de grupos munidos de poder econômico e políticos interessados em evitar o contato com determinadas parcelas da sociedade, alegando “superioridade” em relação às demais.

Nesse quesito, fica claro que o preconceito se torna um dado fundamental para que possamos compreender muitas das situações em que o chamado isolamento social ocorre. Um dos mais conhecidos exemplos desse tipo de situação aconteceu durante os anos em que Adolf Hitler liderou o Estado Nazista Alemão. Alegando a necessidade de manutenção de uma “raça pura” alemã (a raça ariana) e o expurgo dos “traidores e indolentes” judeus, o governo nazista isolou essa população nos campos de concentração.

Atualmente, a questão do isolamento social pode ser percebida nos projetos de ocupação e desenvolvimento dos espaços urbanos de diversas cidades. A população menos favorecida é forçada, principalmente mediante os fenômenos de especulação imobiliária, a morar em regiões onde o acesso e a infraestrutura são bastante precários. Em contrapartida, regiões nobres da cidade são dotadas de toda uma gama de facilidades e benefícios provenientes da própria administração pública.

Em âmbito individual, o fenômeno do isolamento pode acontecer por razões de ordem estrutural e psicológica. A falta de tempo e a expansão dos meios de comunicação são elementos que impelem o homem a restringir significativamente o contato direto com outras pessoas. Em outros casos, traumas pessoais e/ou a imposição de rígidos padrões de comportamento fazem com que muitos se isolem por conta da frustrante sensação de não se conformarem aos paradigmas da sociedade a qual pertencem.

As manifestações de isolamento social podem ter consequências nos mais diferenciados âmbitos. A exclusão individual pode fazer com que alguém se sinta acuado a ponto de atentar contra a própria vida ou realizar manifestações de violência gratuita com outras pessoas. Além disso, a exclusão de grandes contingentes pode proporcionar a ocorrência de revoluções, guerras civis ou movimentos que vão contra as imposições de algum tipo de isolamento social.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Isolamento Social








36 comentários

Faça seu Login

  • sexta-feira | 09/08/2013 | Naara
    Usuário

    boa noite.... mesmo tando em sala de aula ainda nao sei oque aprendi hoje

  • quinta-feira | 16/05/2013 | andressa
    Usuário

    adorei essa pesquisa é muito boa e fala tudo o que nos precisamos

  • sexta-feira | 04/01/2013 | Leiliane...
    Usuário

    Temos que fazer nossa parte ajudando pessoas que precisa de nosso apoio.

  • quarta-feira | 04/07/2012 | Ademilson...
    Usuário

    Bastante conteúdo adorei...