Você está aqui Mundo Educação Sociologia Aculturação

Aculturação

Aculturação
O conceito de aculturação nega o caráter dinâmico dos costumes e hábitos das sociedades.

O conceito de aculturação foi durante muito tempo utilizado para se avaliar o processo de contato entre duas diferentes culturas. Entretanto, a utilização desse tipo de categoria vem sendo cada vez mais criticada e combatida por antropólogos e outros especialistas das ciências humanas. Em geral, a crítica realizada a esse conceito combate a idéia de que uma cultura desaparece no momento em que entra em contato com os valores de outras culturas.

No entanto, essa premissa se mostra completamente equivocada por compreender que a cultura consiste em um conjunto de valores, práticas e signos imutáveis no interior de uma sociedade. Estudos de natureza histórica e antropológica, principalmente a partir da segunda metade do século XX, demonstraram que as sociedades humanas estão constantemente reorganizando suas formas de compreender e lidar com o mundo. Dessa forma, a cultura não pode ser vista de uma forma estática.

Um dos mais claros exemplos desse processo pode ser visto com relação às comunidades indígenas brasileiras. No começo do século XX, as autoridades oficiais acreditavam que a ampliação do contato entre brancos e índios poderia, em questão de décadas, extinguir as comunidades indígenas. Contudo, o crescimento das comunidades indígenas – a partir da década de 1950 – negou o prognóstico do início daquele século.

Dessa forma, devemos compreender que a cultura é um processo dinâmico e aberto em que hábitos e valores são sistematicamente ressignificados. Por isso, a idéia de aculturação não pode ser vista como o fim de uma cultura, pois não há como pensar que um mesmo grupo social irá preservar os mesmos costumes durante décadas, séculos ou milênios. A cultura de um povo, para manter-se viva, deve ser suficientemente livre para conduzir suas próprias escolhas, inovações e permanências.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Aculturação








5 comentários

Faça seu Login

  • quinta-feira | 25/11/2010 | warleson
    Usuário

    foi durante muito tempo ultilizado para se avaliar o processo de contato entre duas diferentes culturas.Entretanto,a ultilização deste tipo de categoria vem sendo cada vez mais criticada.

  • sexta-feira | 06/03/2009 | ademir...
    Usuário

    Olá bom dia... li o artigo, concordo em termos com o autor, pois por mais que se faça uma ordem nova de aculturação sendo ela mais forte, tende a sufocar as mais anitgas, e esta para sobreviver acaba se misturando com a mesma para que a ordem da sobrevivencia e costume de um povo prosiga. temos varios exemplos pela mundo .

  • segunda-feira | 22/09/2008 | ANDRE...
    Usuário

    Me interessou bastante esse artigo. Pois ele diz que a aculturação gera mudança. Sabemos que o meio em que vivemos está sempre sujeito a mudanças, tanto para melhor quanto para pior, é o caso da vinda dos europeus para o Brasil. Ao mesmo tempo que eles trouxeram mudanças para a nossa cultura, sua exploração mudou completamente a forma que o brasileiro vivia.

  • quarta-feira | 17/09/2008 | Dudu de Morro...
    Usuário

    Achei muito interessante este artigo. Como estou pensando em cursar sociologia, acabei chegando até esta página. Achei o artigo interessante porque faço parte de uma organização de hip hop, e o hip hop brasileiro é baseado na aculturação, visto que é uma mistura de diversas culturas e a cada dia e em cada lugar que ele chega, sofre mudanças bruscas, tentando manter sua origem, mas sempre agregando culturas locais. Parabéns ao autor e estou pensando em escrever algo sobre este tema.