Você está aqui Mundo Educação Sociologia

Sociologia

Estamos todos ligados pelos aspectos culturais que compartilhamos em nossa  sociedade
Estamos todos ligados pelos aspectos culturais que compartilhamos em nossa sociedade

Entre os pensamentos que passam pela sua cabeça, você já se pegou pensando em como esse mundo surgiu? Como ele ainda existe? Como as suas relações com as outras pessoas começaram? Como elas persistem? Será que a realidade que seus pais viveram é igual à realidade que você vive?

Essas questões são as mesmas que a Sociologia tenta responder. Trata-se de um esforço voltado para apreender as diferentes realidades das mais variadas culturas e como se formam as relações que existem no seu interior. A Sociologia busca cobrir o gigantesco objeto de estudo que é nosso próprio comportamento como seres sociais. Portanto, o alcance dos estudos sociológicos vai desde as particularidades das experiências individuais até a generalidade das relações sociais no contexto de um grupo ou de vários grupos.

Em termos simples, a Sociologia é a ciência que se debruça sobre a própria sociedade e todas as suas ramificações, componentes e integrantes. Ela se dedica a compreender as formas de interação que temos uns com os outros, nossas organizações e os fenômenos sociais observados na realidade dos indivíduos.

O olhar sociológico traz-nos sempre uma nova perspectiva sobre situações que aparentemente são de natureza individual, mas que acabam por atingir uma gama muito maior de nossa realidade coletiva. Podemos tomar como exemplo a situação econômica dos indivíduos, que, embora possa ser uma abordagem bastante particular, pode também ser observada por uma perspectiva mais abrangente, quando nos voltamos para a análise da situação econômica de todo um país. Isso significa abordar toda a cadeia social, as formas como nossa realidade econômica é afetada e as possíveis consequências desse fenômeno, como o acentuamento da desigualdade social e, possivelmente, o agravamento de outros problemas, como a violência, a fome e a precarização da educação.

Augusto Comte tornou-se conhecido como o autor responsável pelos primeiros esforços para delimitar o campo de estudos da Sociologia. Tendo sido profundamente influenciado pelos grandes acontecimentos de sua época, como o desenrolar da Revolução Francesa e a crescente Revolução Industrial, Comte ficou conhecido por sua obra fundamentada pela “filosofia positiva” ou, como é mais conhecida, positivismo.

Comte via o surgimento desses novos problemas e fenômenos como sintomas de uma doença a ser curada. Acreditava que os problemas sociais e as sociedades em geral deveriam ser estudados com o mesmo rigor científico em que as demais ciências naturais tratavam seus respectivos objetos de estudo. Assim, os fenômenos sociais deveriam ser observados da mesma forma que um biólogo observa os espécimes de seus estudos. Comte propunha uma ciência da sociedade capaz de explicar e compreender todos os fenômenos sociais da mesma forma que as ciências naturais buscavam interpelar seus objetos de estudo.

A abordagem da Sociologia, entretanto, mudou e continua mudando desde as primeiras idealizações de Comte. A visão de Comte em relação à abordagem estritamente empiricista não era suficiente para tratar de problemas de natureza mais subjetiva, mas que possuem efeitos diretos em nossa realidade. Isso, porém, não diminui a validade dos estudos sociológicos, apenas mostra a dimensão que os questionamentos sobre a nossa realidade acabam tomando.

Em outras palavras, a dinâmica em constante mudança que se apresenta na diversidade social de nossas realidades exige o eterno reinventar e a recorrente reavaliação do conhecimento sociológico. Portanto, a Sociologia é um grande esforço científico contínuo e ininterrupto na busca por entendermos nós mesmos.

A Formação da Sociologia

A Formação da Sociologia

A Formação da Sociologia, os principais pensadores da Sociologia, como a...

Aculturação

Aculturação

Entenda como se dá o processo de aculturação. Clique aqui!

Agregados sociais

Agregados sociais

Os agregados sociais são fenômenos sociológicos de extrema importância em nossa...

Antissemitismo

Antissemitismo

O antissemitismo motivou o assassinato de milhares de pessoas. Entenda mais...

Canibalismo

Canibalismo

Canibalismo, o que é canibalismo, casos de canibalismo na história, o...

Comunidade e Sociedade

Comunidade e Sociedade

Em nossa sociedade, as comunidades estão a nossa volta e podemos...

Conceito de Estado-nação

Conceito de Estado-nação

Para o entendimento de nossa realidade política, o conceito de Estado-nação...

Contatos Sociais

Contatos Sociais

Contatos Sociais, o que são Contatos Sociais, exemplos de Contatos Sociais,...

Contracultura

Contracultura

As manifestações que vão contra os valores vigentes de uma época....

Controle social

Controle social

O controle social delimita nosso comportamento de acordo com regras e...

Cultura

Cultura

O conceito de cultura é amplo e complexo. Entenda mais sobre...

Delinquência

Delinquência

A delinquência está associada a crimes da juventude. Mas, será apenas...