Você está aqui Mundo Educação Sexualidade Educação Sexual

Educação Sexual

Educação Sexual
Tema para ser abordado em sala de aula.
A educação sexual é o nome dado ao processo que visa educar, ou seja, esclarecer jovens e adolescentes a respeito da responsabilidade particular de cada um quando esses decidem entregar seu corpo a alguém. O tema ainda envolve mitos, tabus e constrangimentos para pais e professores.

A educação sexual aborda temas como o sexo, a gravidez, o aborto, métodos contraceptivos, a importância da camisinha e doenças sexualmente transmissíveis. Alguns defendem que tal termo já caiu em desuso cedendo lugar para o termo orientação sexual, mas esse ainda confunde algumas pessoas, pois também é empregado para designar a opção sexual de cada indivíduo, ou seja, sua preferência por indivíduos de gênero igual, diferente ou por ambos.

No período da adolescência, o organismo em sua totalidade (físico e psicológico) passa por inúmeras transformações e essas exigem que o indivíduo se adapte de forma rápida à sua nova condição. Nesse período, o indivíduo deixa seus comportamentos infantis e inicia algumas rotinas adultas. Normalmente a menina tende a amadurecer e lidar com suas responsabilidades mais rápido que o menino, cerca de dois anos antes, o que a deixa mais responsável em relação ao assunto.

Nesse período, que é quando se inicia a vida sexual, o jovem precisa se preocupar em prevenir doenças e a gravidez precoce, para que a etapa de adaptação às mudanças não seja “pulada”. A gravidez na adolescência pode provocar danos à saúde da moça, como por exemplo, anemia, eclampsia, retenção de líquidos, hipertensão e outras. Em relação às doenças sexualmente transmissíveis, ambos os gêneros necessitam se cuidar. Apesar do uso de contraceptivos, as DSTs somente podem ser evitadas com a utilização da camisinha (preservativo), independente de ser masculina ou feminina a camisinha impede o contato direto dos órgãos sexuais.

É papel dos pais conversar com seus filhos a respeito do mundo do sexo. Detalhar de forma clara e sem rodeios como ocorre a transmissão de doenças e a gravidez, além de ensiná-los como devem se prevenir contra tais. O papel do professor perante o assunto é auxiliar os jovens nos questionamentos que não são passados aos pais.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Educação Sexual








22 comentários

Faça seu Login

  • quarta-feira | 02/04/2014 | Silmara...
    Usuário

    Estou achando o curso muito interessante, pois tenho uma filha adolescente. Além de me preparar melhor como educadora, me preparo também como mãe.

  • terça-feira | 01/04/2014 | mariana...
    Usuário

    gostei mt de este programa porque me ajudou a fazer um trabalho que precisa para a escola . foi entresante vir ca e n vou deixar de escrever comentarios nem de-o visitar . adorei BOM TRABALHO?

  • quarta-feira | 08/05/2013 | Matheus
    Usuário

    obrigado,me ajudou muito com uma pesquisa em sala.

  • quinta-feira | 22/11/2012 | jonas
    Usuário

    gostei ... foi muito bem feito me ajudo muito no trabalho escolar... e me ajudou tbm