Whatsapp icon Whatsapp

Feijão

Feijão
Feijão
Comumente, feijão é o nome dado a diversos tipos de grãos de várias plantas da família Fabaceae. Até hoje, não se sabe exatamente quando e onde os feijões passaram a ser cultivados pela primeira vez. A hipótese mais provável talvez seja de que o mesmo tenha surgido na Mesopotâmia, por volta de 7000 anos a.C. De fato, o feijão fez parte da alimentação humana desde as primeiras civilizações. No Egito o mesmo era considerado um símbolo da vida.

As três espécies de feijão mais cultivadas no Brasil são: o feijão comum (Phaseolus vulgaris), também chamado de “carioca”, que é o mais consumido no país; o feijão macassa (Vigna unguiculata), base da alimentação de muitas populações rurais, especialmente das regiões Norte e Nordeste; e o feijão-guandu (Cajanus cajan), muito usado na alimentação de animais.

Ao longo da vários anos, o grão se tornou uma das principais fontes de nutrientes para os brasileiros. De fato, o feijão é uma excelente fonte protéica, além de ter boas quantidades de carboidratos, substâncias que garantem a energia necessária para o funcionamento do corpo. O mesmo é uma ótima fonte de ferro, vitaminas do complexo B e fibras. Se considerarmos seu alto valor nutritivo, podemos concluir que o feijão não é um alimento de alto teor calórico.

Mesmo com todo seu valor nutritivo, o brasileiro vem reduzindo seu consumo do grão nos últimos anos. Segundo o IBGE, o consumo diário de feijão por pessoa passou de 120g (em 1987) para 107g (em 1996). Essa redução do consumo é associada ao aumento da incidência de doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade.
Publicado por Tiago Dantas
video icon
Escrito"Sociedade do consumo" sobre uma imagem de várias pessoas reunidas com várias sacolas de compras como representação da Sociedade do consumo.
Sociologia
Sociedade do consumo
Uma sociedade formada principalmente por consumidores pode ter consequências profundas na forma de viver da humanidade. Veja esse e outros aspectos da sociedade do consumo.