Você está aqui Mundo Educação Saúde e Bem-estar Importância dos Alimentos na Saúde Batata
Batata
Batata
A batata (Solanum tuberosum) é um tubérculo perene. A mesma é originária do Peru, da região dos Andes, tendo sido cultivada a mais de 7000 anos atrás pelos incas. A batata foi introduzida na Europa a partir do século XVI, onde se disseminou por todo o continente e pelo mundo, posteriormente. Ao lado do trigo e do arroz, o tubérculo é uma das maiores fontes de alimentação para a humanidade.

Pertencente à família Solanaceae, a mesma do tomate, berinjela, jiló e pimentão, a batata é um tubérculo que serve para armazenar substâncias de reserva para a planta. A mesma possui um formato arredondado e irregular, além de uma casca fina e amarelada na maioria das variedades. Existem mais de 3000 variedades de batatas, algumas delas apresentam uma casca vermelha.

A batata é pobre em gordura e rica em carboidratos, ou seja, é uma ótima fonte de energia. O tubérculo também possui quantidades consideráveis de vitamina C; sais minerais, como o fósforo, cálcio e potássio; e de vitaminas do complexo B, em menor quantidade. A batata também é uma fonte importante de amido. Entretanto, esses nutrientes podem se perder durante o cozimento, por isso, é recomendável lavar as batatas e cozê-las com a casca para manter suas propriedades nutritivas.

Em relação às formas de consumo, a batata é um dos alimentos mais versáteis, podendo ser utilizada em uma infinidade de pratos, como saladas, sopas, purês, entre vários outros exemplos. Os maiores produtores mundiais de batata são: China, Rússia, Índia, Ucrânia, Estados Unidos, Alemanha, Polônia, Bielorrússia, Países Baixos e França.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Batata








1 comentários

Faça seu Login

  • terça-feira | 17/04/2012 | Lúcia
    Usuário

    Parabéns me ajudou bastante na semana alimentos saudaveis.