Você está aqui Mundo Educação Redação Organização do discurso e suas modalidades Título - Tema - Parágrafo

Comumente surgem questionamentos sobre a semelhança entre o título e o tema em uma produção textual. Mas será que são palavras sinônimas?

Como já é do nosso conhecimento, a boa qualidade de um texto depende de uma série de fatores que colaboram para a clareza das ideias transmitidas.
Todos os elementos precisam estar em sintonia entre si, principalmente o tema e o título, pois ambos mantêm uma relação de dependência, representando o assunto abordado.
É preciso tomar muito cuidado para não confundir título com tema. Um é a extensão do outro, mas para que fique clara esta distinção, os conheceremos passo a passo:

O Tema é o assunto proposto para a discussão, possui uma característica mais abrangente, pois é visto de uma maneira global. Para melhor exemplificarmos, tomemos como exemplo a questão da violência.
Este tema engloba vários tipos de violência, como a física, verbal, violência racial, infantil e outras.
Ao delimitarmos este assunto, falando da violência em um bairro específico da cidade, estamos nos restringindo somente àquele lugar. Este, portanto, caracteriza o Título.

Não esquecendo nunca de que o parágrafo é de fundamental importância na construção textual, sua principal função é de articular as ideias, fazendo com que as mesmas fiquem distribuídas de maneira clara, precisa e objetiva.
A seguir, veremos um texto no qual fica evidente a marca dos itens acima relacionados:
Bomba na meia-idade

Em julho, a bomba atômica fez cinquenta anos. A primeira arma nuclear da história foi testada às 5h29min45s do dia 16 de julho de 1945, em Alamogordo, Novo México, Estados Unidos.
Libertou energia equivalente a 18toneladas de TNT e encheu de alegria cientistas e engenheiros que haviam trabalhado duro durante três anos para construir a bomba.
Menos de um mês depois, quando uma explosão semelhante dizimou as cidades de Hiroshima e Nagasaki no Japão, a alegria deu lugar à vergonha. 

Superinteressante, São Paulo, fev.2003. 

Destacamos como Título - Bomba na meia-idade.
Tema - Os cinquenta anos de criação da bomba atômica.
Os Parágrafos estão divididos em três, como bem mostra a delimitação dos mesmos no texto.

Tags Relacionadas Título tema parágrafo

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Título - Tema - Parágrafo








3 comentários

Faça seu Login

  • quarta-feira | 29/02/2012 | camila
    Usuário

    e bom demais

  • segunda-feira | 02/01/2012 | katarina...
    Usuário

    Bem interessante. revisão prática e objetiva. grata

  • sexta-feira | 12/08/2011 | Maria José Ramos
    Usuário

    excelente