Relato pessoal
O relato pessoal versa acerca das experiências de vida de uma determinada pessoa

Literalmente, nuances relacionadas aos processos de significação de palavras parecem nos fornecer pistas acerca do que seja o Relato Pessoal -  alvo dos estudos que a partir de agora nos competem e que temos o privilégio de compartilhar os conhecimentos com você, caro(a) usuário(a). Trata-se, obviamente, de um relato das experiências da vida de uma determinada pessoa, abarcando suas vivências, os traços que marcaram sua existência, enfim. Dessa forma, situando tal circunstância comunicativa enquanto tal, ou seja, enquanto gênero textual, cabe ressaltarmos acerca dos pontos que o delineiam, em se tratando dos aspetos linguísticos.

Nesse sentido, como se trata do revelar de alguém, certamente que as formas verbais são expressas na primeira pessoa do singular. Quanto ao nível de coloquialidade ou de formalismo, não é de todo descabido frisar que pode haver variações, dependendo do grau de intimidade dos interlocutores, como também para o público a quem se destina a circunstância comunicativa em pauta. Quanto aos tempos verbais, esses podem estar situados tanto no presente quanto no pretérito (perfeito e imperfeito), tudo irá depender das intenções propostas pela enunciação.

Outro aspecto demarcador se assemelha àquele manifestado em textos narrativos, cujos elementos se constituem da presença do narrador, personagens, tempo, espaço, dentre outros. Esse revelar de experiências pode servir de auxílio a outras pessoas, como é o caso de pessoas famosas, podendo ser gravado em áudio ou vídeo e, posteriormente, ser transcrito e publicado por inúmeros meios de comunicação (jornais, revistas, livros, sites, dentre outros), passando a se caracterizar como um documento histórico de notável importância.

Vale ainda ressaltar que tal gênero não se manifesta somente pela linguagem escrita, haja vista que ele pode ser também transmitido pela modalidade oral, conforme ocorre em seminários, palestras e conferências de uma forma geral.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Relato pessoal








5 comentários

Faça seu Login

  • quinta-feira | 06/08/2015 | lukitavi
    Usuário

    no meu aniversario, fui viajar com o meu tio, com a minha tia e o com meu irmao planejavamos ir a porto de galinhas. contudo havia um probleminha: teriamos de ir de aviao. quando fiquei sabendo, desisti da viagem, 'vai cai que aquele aviao cai!?' percebi que se eu pensasse assim, nao ia poder fazer nada na vida! -vamos andar de bicicleta? -não! vai que caia e me machuque! -não vai que ela quebre! Então, decidi. la viajar e ia superar o meu medo... ate que o dia da viagem chegou. estava nervosa, aflita, tremendo... sai de casa indo de taxi ao aeroporto de congonhas. no local, fazendo check-in, nao havia niguem na fila, foi rapido. estavamos sentados na frente de onde iriamos embarcar. depois de unz dez minutos, chamaram o meu voo. fiquei na frente do avião, não sabia o que fazer: chorar

  • domingo | 12/04/2015 | ESTUDAQUE&Eacu...
    Usuário

    Adorei,muito obrigada www.mundoeducacao.com

  • terça-feira | 04/11/2014 | luiza
    Usuário

    amei d+

  • sexta-feira | 14/08/2015 | Rebeka
    2 1

    É verdade, é muito bom