Você está aqui Mundo Educação Redação Redação técnica
Redação técnica
A redação técnica se constitui de características específicas, sobretudo a forma como se apresenta a linguagem

Para que sejam expostos os reais objetivos a que se propõe a seção com a qual você se deparou, não é de todo descabido apoiarmos em circunstâncias que norteiam nosso cotidiano em termos de comunicação.

Dessa forma, vez ou outra precisamos de algum documento que declare, ateste acerca de algo que nos diz respeito, como um registro de frequência na escola, no trabalho, cujas informações precisam se revestir da máxima clareza e objetividade, de modo que atenda plenamente aos requisitos do interlocutor. Estamos nos referindo à declaração, sem dúvida nenhuma. Pode ser que também precisemos de outro documento que nos dará a possibilidade de responder por outra pessoa, obviamente que em se tratando de situações específicas, justificadas. Como você já pôde perceber, a referência agora se volta para a procuração – a qual representa uma circunstância comunicativa bastante corriqueira. Falando em outras situações, também não raras, nas quais nos dispomos a apresentar acerca do histórico de nossa vida profissional, haja vista que a intenção é pleitear uma vaga no mercado de trabalho – situação essa que se materializa pelo currículo.

Dessa forma, estimado(a) usuário(a), são distintas as situações em que a finalidade discursiva por esses pressupostos se delineia, cuja característica marcante se reveste por uma linguagem concisa, objetiva, isenta de rodeios, clara, sucinta.
Assim, tendo em vista a recorrência dessas circunstâncias de comunicação, sobretudo pelo fato de elas pertencerem à modalidade escrita, é que preparamos para você este espaço, permitindo uma efetiva interação acerca das estruturas linguísticas de que se compõe o relatório, a procuração, a carta comercial, o requerimento, o atestado, entre outros casos ilustrativos.

Não deixe, pois, de conferir algumas das elucidações que aqui se encontram dispostas ao aprimoramento das competências a você atribuídas enquanto usuário do sistema linguístico. Aproveite bastante e... rentáveis estudos!!!

Artigos de "Redação técnica"



Deixe seu comentário para

Redação técnica








0 comentários

Faça seu Login