Informatividade
A informatividade se caracteriza como a capacidade de acrescentar informações novas ao texto

Para que possamos compreender de forma efetiva acerca do que realmente se concebe como “informatividade”, torna-se sugestivo voltarmos o olhar para algumas informações demarcadas no texto “O lugar-comum: um recurso dispensável à argumentação”  e certificarmo-nos de que o lugar-comum, também conhecido por senso comum, traz em sua essência características contrárias àquelas que se aplicam ao assunto que por ora faz parte de nossa discussão, ou seja, a informatividade. Assim, ao passo que o senso comum em nada contribui para o conhecimento do leitor, haja vista que são informações extraídas do consenso geral, a informatividade, como literalmente se afirma, acrescenta ao interlocutor algo novo e inesperado.

Acerca dela equivale afirmar que estabelece uma ligação bastante estreita com o conhecimento de mundo por parte de quem lê algo, haja vista que não basta somente ler acerca de um determinado assunto, é preciso, acima de tudo, interpretar o que está sendo lido, procedimento esse que somente se tornará viável se houver um pouco de conhecimento prévio que, aos poucos, vai se incorporando ao que é conquistado.

Acrescentando a tais elucidações, torna-se importante ressaltar que o nível de informatividade de um texto pode variar de acordo com o público a que ele se destina, público e o grau de informações demarcado em um texto têm de estar em consonância entre si.  Dessa forma, importante é frisar que um texto pode se constituir de um médio grau de informatividade, tal como ocorre com a maioria dos textos que circula na esfera jornalística, destinada a um público mediano, em termos de informação. Já um texto dotado de alto rigor científico traz consigo um grau maior de informatividade, podendo ser veiculado numa revista científica e ser destinado ao público que faz parte desse universo.

Com base nesses pressupostos não se torna descabido apontar acerca do fato de que quando entramos em contato com as informações expressas num dado texto, esperamos que ele contenha um médio grau de informatividade, no mínimo, pois, caso contrário, podemos perder o interesse e deixar a leitura de lado. Importante também é pontuar que na escrita ocorre da mesma forma, ou seja, temos de fazer uso de informações que trarão conhecimento novo para o interlocutor, com vistas a trazê-lo para junto do discurso que ora produzimos.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Informatividade








0 comentários

Faça seu Login