Você está aqui Mundo Educação Redação Gêneros textuais Gêneros textuais do cotidiano

Gêneros textuais do cotidiano

Gêneros textuais do cotidiano
Diversas são as situações comunicativas do cotidiano, demarcadas pelos variados gêneros textuais

Uma intenção comunicativa ali, outra finalidade discursiva acolá, e assim vamos seguindo imersos no meio social, conscientes de uma só certeza: a de que somos seres eminentemente sociais e, como tais, precisamos nos comunicar e sempre o fazemos mediante um objetivo, haja vista que não falamos e nem escrevemos para nós mesmos. Se bem que um diário não faz mal a ninguém, não acha?

Pois bem, todas essas circunstâncias sobre as quais falamos representam os chamados gêneros textuais – retratando as situações de interação verbal e/ou escrita de que fazemos parte diariamente. “Diariamente” nos remete a uma ideia de algo que ocorre com certa frequência, com certa... assiduidade, pronto! É a palavra correta! Assim, tal aspecto nos conduz a outro termo, antes expresso no título de abertura desta subseção: cotidiano. Sim, cotidiano, haja vista que se trata de gêneros bastante demarcados na nossa vivência, tais como escrever um e-mail; enviar uma carta, apesar da era tecnológica em que estamos inseridos; criar um blog, atualmente tão em alta; e por que não dizer... escrever um diário? Oh! Querido diário!

Caro (a) usuário (a), de pistas o suficiente você dispõe para compreender que está diante de uma subseção cuja finalidade é levar até você importantes dicas, singulares propostas para que se interaja de forma preponderante com as estruturas que caracterizam essa leva de gêneros textuais de que já falamos, haja vista que “estruturas” se condicionam aos aspectos linguísticos, acima de tudo, mas é exatamente acerca dessa importância que nos propusemos  a agir assim, criterioso e carinhosamente, somente para você que deseja a todo o momento se familiarizar com os tantos recursos que a língua nos oferece.

Dessa forma, não custa aproveitar, o que acha?

Artigos de "Gêneros textuais do cotidiano"



Deixe seu comentário para

Gêneros textuais do cotidiano








0 comentários

Faça seu Login