Você está aqui Mundo Educação Redação Textualidade Elementos da textualidade

Elementos da textualidade

Elementos da textualidade
Os elementos da textualidade representam um conjunto de aspectos que, uma vez manifestados, conferem clareza ao discurso

Caro (a) usuário (a), gostaríamos de fazer um questionamento a você: a palavra “textualidade” o (a) remete a alguma ideia? Independentemente da resposta conferida a tal indagação, elucidemos acerca desse importante aspecto – indispensável a qualquer produção textual. 

Compreenda que o sentido dessa palavra se encontra intimamente relacionado às características das quais necessita qualquer enunciação, haja vista que a mensagem, para ser materializada de forma plausível, precisa, antes de tudo, estar decifrável mediante os olhos do interlocutor. Partindo de tal princípio, eis que estudaremos esses elementos, tão importantes quanto necessários, de forma que a textualidade se faça presente, sempre. Assim, analisemos cada um deles de forma particular: 

Clareza da palavras – Tal requisito se mostra como algo indispensável a qualquer discurso, haja vista que a escolha que fizer delas implicará na qualidade da mensagem que produz. Dessa forma, não busque palavras difíceis, muitas vezes por você e pelo seu interlocutor desconhecidas. Tal atitude só comprometerá aquilo que pretende conquistar.

Expressividade – Todos os aspectos aqui firmados parecem se complementar mutuamente, pois a expressividade resulta na escolha bem feita que fizer das palavras. Sempre tendo em vista os critérios de coesão e coerência, os quais incidirão de forma direta na qualidade da mensagem que construir.

Ordem direta das palavras – Procure sempre fazer uso delas, ou seja, optando pelo uso do sujeito + predicado – complemento, quando houver, pois assim você será mais bem entendido (a).

Originalidade – Seja original o quanto puder, por isso nada de optar por frases desgastadas, rebuscamentos, pedantismos, falsas erudições que você mesmo (a) desconhece. Procure revelar sua mensagem de forma clara e objetiva, de modo a fazer com que o interlocutor compreenda perfeitamente aquilo que pretende dizer. Para tanto, utilize-se de uma linguagem simples, porém adequada ao padrão formal – requisito também essencial à modalidade escrita. O uso de termos técnicos, bem como de chavões e modismos, é uma atitude inadequada a um bom redator.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Elementos da textualidade








0 comentários

Faça seu Login