A dissertação é um texto que analisa, interpreta, explica e avalia dados da realidade. Esse tipo textual requer reflexão, pois as opiniões sobre os fatos e a postura crítica em relação ao que se discute têm grande importância.

O texto dissertativo é temático, pois trata de análises e interpretações; o tempo explorado é o presente no seu valor atemporal; é constituído por uma introdução onde o assunto a ser discutido é apresentado, seguido por uma argumentação que caracteriza o ponto de vista do autor sobre o assunto em evidência.

Nesse tipo de texto a expressão das idéias, valores, crenças são claras, evidentes, pois é um tipo de texto que propõe a reflexão, o debate de idéias.
A linguagem explorada é a denotativa, embora o uso da conotação possa marcar um estilo pessoal.

A objetividade é um fator importante, pois dá ao texto um valor universal, por isso geralmente o enunciador não aparece porque o mais importante é o assunto em questão e não quem fala dele. A ausência do emissor é importante para que a idéia defendida torne algo partilhado entre muitas pessoas, sendo admitido o emprego da 1ª pessoa do plural - nós-, pois esse não descaracteriza o discurso dissertativo.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Dissertação








3 comentários

Faça seu Login

  • quinta-feira | 16/06/2011 | lucia alves
    Usuário

    kibommmmmmmmmmm adorei a dissertaçao

  • quinta-feira | 26/05/2011 | graça rosa
    Usuário

    Em seu comentário,você aborda os dois tipos de conhecimento relacionados a educação,o primeiro relacionado ao tipo formal,que é aquele repassado pela escola e o outro tipo é o informal que é repassado pela família e também pelo meio social de sua convivência.Agora,em minha opinião de um profissional,não está ligado apenas ao fato, deste ter salários defasados ou não,pois,se assim fosse,nós estaríamos num matagal sem cachorro! Acredito que o conhecimento é primordial para o bom desempenho em qualquer área profissional e aqui deixo meu muito obrigado a classe de professores que não medem esforços,para que alcancemos nossos objetivos como alunos, profissionais e também como parte integrante de uma família e da sociedade.

  • quarta-feira | 27/08/2008 | Luciana
    Usuário

    Mundo Educação. Educação sempre foi um problema discutido pela sociedade em geral, pois ele esta em varias partes de nossa vida, em casa na escola no emprego e no dia a dia. Na escola a educação é voltada a ter um bom conhecimentos das matérias em geral, mas isso não tem acontecido com eficiência pelos profissionais do encino médio, pois seus sálarios estão defasados, os alunos não tem nenhum interresse, e os politícos menos ainda. Já em um ambiente familiar a educação vem de berço, quando se desenvolve um bom relacionamente familíar com amor carinho e dedicação a criação, a educação fica mais facil entre pais e filhos. No emprego a educação surje quando se tem um bom sedenpenho profissional, reconhecimento dos colegas de trabalhos e dos chefes. A educação é uma ferramenta fundamental para todos os contextos de nossa vida, sem ela somos pessoas pobres de espiritos e de alma.