Dissertação

A dissertação é o tipo de texto no qual ideias e pontos de vista são defendidos acerca de determinado assunto.

Dissertação
Apresentar e desenvolver argumentos e pontos de vista são as principais características da dissertação

Conhecer as características da dissertação é fundamental para quem quer escrever uma boa redação. Tipo textual cobrado no Enem, a dissertação apresenta especificidades que devem ser conhecidas e dominadas pelo candidato.

Mas não é só no Exame Nacional do Ensino Médio que a dissertação é cobrada. Esse tipo de texto tem sido muito requisitado nas escolas como uma forma de preparar os alunos e exigir deles uma postura crítica e observadora diante dos diversos acontecimentos do dia a dia em nosso país e no mundo, já que a característica principal da dissertação é a defesa de uma ideia acerca de um determinado assunto. Para que as ideias sejam mais bem apresentadas e desenvolvidas, fique atento à estrutura do texto dissertativo:

Introdução: A introdução é sua oportunidade de dar “boas-vindas” ao leitor. Nesse momento, você apresentará a ideia ou o ponto de vista que será defendido ao longo do seu texto. Um bom começo certamente garantirá o interesse e a adesão de quem está lendo;

Desenvolvimento ou argumentação: Ao longo do desenvolvimento do seu texto, sua principal missão será convencer o leitor sobre a pertinência de seus argumentos, e isso só acontecerá se eles forem suficientemente fortes e convincentes. Por esse motivo, é importante dar exemplos e fornecer dados baseados em opiniões de especialistas para fomentar seu ponto de vista.

Conclusão: No encerramento do seu texto, você deverá concluir a linha de raciocínio desenvolvida. É fundamental que ao final da redação seu posicionamento fique claro e coerente com o desenvolvimento.

Quanto à linguagem, alguns cuidados devem ser tomados: O texto dissertativo deve ser objetivo, portanto, as palavras devem assumir seu sentido denotativo, ou seja, seu sentido literal. Dê preferência à ordem direta das orações, pois elas são mais bem compreendidas pelo leitor. A elaboração de um texto dissertativo está centrada na defesa de ideias e na maneira como essas ideias são articuladas. Para garantir uma boa articulação de seus argumentos, fique atento à coerência e à coesão textual, elementos que proporcionarão uma melhor relação de sentidos das ideias expostas. Agora que você já conhece as principais características da dissertação, é hora de treinar a escrita e seus argumentos. Bons estudos!

Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Dissertação








3 comentários

Faça seu Login

  • quinta-feira | 16/06/2011 | lucia alves
    Usuário

    kibommmmmmmmmmm adorei a dissertaçao

  • quinta-feira | 26/05/2011 | graça rosa
    Usuário

    Em seu comentário,você aborda os dois tipos de conhecimento relacionados a educação,o primeiro relacionado ao tipo formal,que é aquele repassado pela escola e o outro tipo é o informal que é repassado pela família e também pelo meio social de sua convivência.Agora,em minha opinião de um profissional,não está ligado apenas ao fato, deste ter salários defasados ou não,pois,se assim fosse,nós estaríamos num matagal sem cachorro! Acredito que o conhecimento é primordial para o bom desempenho em qualquer área profissional e aqui deixo meu muito obrigado a classe de professores que não medem esforços,para que alcancemos nossos objetivos como alunos, profissionais e também como parte integrante de uma família e da sociedade.

  • quarta-feira | 27/08/2008 | Luciana
    Usuário

    Mundo Educação. Educação sempre foi um problema discutido pela sociedade em geral, pois ele esta em varias partes de nossa vida, em casa na escola no emprego e no dia a dia. Na escola a educação é voltada a ter um bom conhecimentos das matérias em geral, mas isso não tem acontecido com eficiência pelos profissionais do encino médio, pois seus sálarios estão defasados, os alunos não tem nenhum interresse, e os politícos menos ainda. Já em um ambiente familiar a educação vem de berço, quando se desenvolve um bom relacionamente familíar com amor carinho e dedicação a criação, a educação fica mais facil entre pais e filhos. No emprego a educação surje quando se tem um bom sedenpenho profissional, reconhecimento dos colegas de trabalhos e dos chefes. A educação é uma ferramenta fundamental para todos os contextos de nossa vida, sem ela somos pessoas pobres de espiritos e de alma.