Você está aqui Mundo Educação Redação Gêneros textuais Conto Fantástico

Conto Fantástico

Conto Fantástico
Apesar do nome, as crônicas de Nárnia são contos fantásticos de C.S. Lewis que tornaram-se filmes produzidos pelos estúdios Walt Disney.

Você deve pensar que nunca leu nenhum conto fantástico, tampouco sabe o que é e quais são as características do mesmo. Contudo, já deve ter lido muitos, principalmente ao longo da sua infância. Afinal de contas, A Bela Adormecida, Os três porquinhos, Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve, dentre outros, são histórias tradicionais que se repetem entre as gerações desde que existem.

Mais recentemente, temos a trilogia de Shrek, Senhor dos Anéis, Harry Potter e as crônicas de Nárnia que saíram das páginas e viraram “filmes de grande bilheteria”, como dizem na linguagem cinematográfica.

Esse tipo de gênero textual já foi tema em provas de literatura e uma das propostas de redação de vestibulares.

Então, vejamos suas características e como fazer esse tipo de produção literária.

Como pode perceber, em todos os contos fantásticos citados acima, vemos um mundo irreal, situações improváveis, ações que transpassam a realidade e que vão além do humano. Há presença de magia que dá margem para que fatos absurdos aconteçam ao longo da narrativa. Logo, situações contrárias à vida comum acontecem como se fossem normais: seres mágicos aparecem e desaparecem com facilidade.

Na maioria das vezes o herói possui um caráter excepcional, contudo, precisa vencer o inimigo que se mostra mais forte do que ele ou poderoso demais para ser vencido com as forças físicas. Nesta hora, surge um ser ou um objeto provido de poderes extraordinários que ajuda o herói a derrotar o mal.

O que distingue o conto fantástico dos outros tipos de produção literária, como a fábula, por exemplo, é justamente a presença do fator mágico, da magia que envolve as personagens principais e que dá o desfecho da história.

Um fator que aproxima o conto fantástico dos leitores é o de que o protagonista da história possui características humanas e também limites físicos e emocionais, porém, consegue enfrentar o problema e resolvê-lo com a ajuda do sobrenatural.

Portanto, se você pretende escrever um conto fantástico, baseie-se em uma história que conhece, contudo, não plagie, seja criativo e original.

Veja mais!

Fábula - O que é fábula e suas características!

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Conto Fantástico








19 comentários

Faça seu Login

  • domingo | 02/11/2014 | Kha
    Usuário

    Senhores, Seria interessante que reanalisassem este post, pois esses contos acima referidos não correspondem às características de contos fantásticos. O post banaliza a concepção, incluindo na categoria contos de fadas, populares, ao que me parece apenas considerado a presença de magia e elementos não comuns no mundo real. Recomendo estudo mais aprofundado do assunto. "Casa Tomada", de Julio Cortázar e "O Ex Mágico da Taberna Minhota", de Murilo Rubião, estes sim são exemplos do gênero. Por favor, mais cuidado nas publicações futuras. Mais rigor nas concpções divulgadas. Abs

  • sábado | 30/08/2014 | caique
    Usuário

    um conto fantastico pode ter, como por exemplo seres com poderes, mutantes, tipo x-men ?

  • quinta-feira | 15/05/2014 | Carla Beatriz
    Usuário

    Adorei mas queria CONCLUSÃO mas dá pro gasto ! #DáProGastOo

  • quarta-feira | 14/08/2013 | mirelle
    Usuário

    adorei a explicaçao.sempre que tiver duvidas entrarei nesse saite.tambem gostei dos exemplos