Você está aqui Mundo Educação Redação Redação em concursos e vestibulares Como produzir um bom texto?
Como produzir um bom texto?
Para a produção de um bom texto é importante ter ideias claras e objetivas

Para se produzir um bom texto é necessário que o escritor tenha um prévio conhecimento do assunto que irá abordar. Além disso, a clareza das idéias é fundamental ao entendimento do leitor.

O texto estará claro para quem lê quando tiver idéias bem articuladas e objetivas. Para isso, é importante uma seleção cuidadosa das palavras, que deverão ser distribuídas em períodos curtos. Dessa forma, o escritor evitará erros quanto à coerência e coesão dos fatos apresentados e o leitor não ficará perdido em meio a tantos argumentos.

A coerência nos diz da organização das partes para formar o todo do texto. Os tipos de produção textual, sem exceção, necessitam de sentido, de ter significado, ou seja, precisam ser coerentes.

Um texto será coeso se houver um acordo entre as partes do mesmo, de modo que os elementos que dão continuidade à produção estejam em harmonia.
Logo, a clareza de um texto advém da coerência dos fatos, os quais se encadeiam através dos elementos de coesão, que por sua vez devem estar perfeitamente enquadrados.

Um episódio que compromete a clareza textual e que é habitual em redações é a redundância, juntamente com a repetição desnecessária de palavras e idéias.

Reler o texto é uma opção de excelentes resultados, pois o autor chamará para si a responsabilidade e aprenderá que o processo da escrita e aperfeiçoamento da mesma vem com o tempo, com a prática. Além disso, ao fazer a releitura textual o escritor observará palavras e trechos desnecessários, idéias vagas, exposições inadequadas, períodos longos e confusos, e assim por diante.

A autocorreção traz benefícios para o emissor e para o receptor da mensagem, pois evita a obscuridade textual e o desinteresse. Do mesmo modo, quando o escritor se distancia de seu texto e coloca-se na posição de leitor, tem maior percepção a respeito do que foi escrito, se é compreensível ou não.

Através dessa reflexão a respeito da produção textual, observamos que somente as correções ortográficas e gramaticais não são suficientes, mas também a análise textual a partir da colocação das idéias. O que torna ainda mais necessário a releitura, pois a apreciação de um texto requer tempo e disposição.

Portanto, a revisão do texto deve ser feita sempre, a fim de que haja um bom resultado, ou melhor, um bom texto.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Como produzir um bom texto?








38 comentários

Faça seu Login

  • quarta-feira | 23/07/2014 | Ludmilla
    Usuário

    Eu acho que para produzir um bom texto a pessoa precisa se dedicar-se muito ser carinhosa uma pessoa que ler livros que gosta da leitura essa sim vai produzir um bom texto.

  • segunda-feira | 23/12/2013 | giovanna
    Usuário

    gos tei muito

  • segunda-feira | 29/10/2012 | Hugo Ramos...
    Usuário

    Ótimo site, como também o brasilescola.com que também é muito bom e espero que esse texto me ajude na Produção de texto. muito obrigado ótimo site.

  • quinta-feira | 25/10/2012 | gyca
    Usuário

    eu adorei