Introdução

A carta é uma modalidade redacional livre, pois nela podem aparecer a narração, a descrição ou o parecer dissertativo. O que determina a abordagem, a linguagem e os aspectos formais de uma carta é o fim a que ela se destina: um negócio, um amigo, um ente amado, um interesse pessoal, uma seção de jornal ou revista, um parente, etc. assim, as cartas podem ser amorosas, didáticas, doutrinárias, familiares, críticas ou apreciativas.

Estética

A estética da carta varia conforme a finalidade. Se o destinatário é um órgão do governo, a carta deve conter procedimentos formais como a disposição da data, o nome do destinatário (vocativo), o nome do Remetente e a assinatura. No caso de correspondência comercial e oficial, a linguagem é muitas vezes feita de jargões e expressões de uso comum ao contexto que lhes é próprio.

Carta Persuasiva

A carta tem um teor crítico e se assemelha a dissertação, quando a intenção de quem escreve é de envolver o leitor de forma a persuadi-lo a fazer algo, ou mudar de opinião a respeito de determinado assunto. A diferença entre as duas modalidades (carta e dissertação) é que na carta aparece o vocativo (pessoa a quem se destina); assim, o leitor é determinado e não impessoal como no caso da dissertação. Na carta persuasiva, o remetente deve apresentar um texto organizado segundo a estrutura dissertativa (tese, argumentação e conclusão). Os argumentos devem ser bem fundamentados a partir de exemplos extraídos do cotidiano ou da história, e a conclusão deve convencer o destinatário a apoiar o remetente.

Pontos indispensáveis numa Epístola

1) Organização: obedecer a seqüência lógica do assunto;
2) Unidade: o conteúdo da carta deve relacionar-se com o assunto em discussão;
3) Coerência: idéias devidamente relacionadas entre parágrafos e uso correto dos elementos de ligação;
4) Clareza: diversidade e adequação do vocabulário; a linguagem deve refletir o padrão culto da língua;
5) Concisão: as palavras empregadas devem ser fundamentais e informativas;

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Carta








3 comentários

Faça seu Login

  • segunda-feira | 10/09/2012 | marina
    Usuário

    gostei da carta

  • domingo | 04/12/2011 | Dielço Jorge...
    Usuário

    Gostei muito das dicas, disponíveis, foram bem claras e objetivas, aprendi um pouco mais sobre os assuntos abordados, e pretendo vir e ler mais as dicas.

  • domingo | 22/03/2009 | VALTER SACRAMENTO
    Usuário

    Gostei muito das dicas, se possível mande-me mais novidades por email.