O artigo de opinião, como o próprio nome já diz, é um texto em que o autor expõe seu posicionamento diante de algum tema atual e de interesse de muitos.

É um texto dissertativo que apresenta argumentos sobre o assunto abordado, portanto, o escritor além de expor seu ponto de vista, deve sustentá-lo através de informações coerentes e admissíveis.

Logo, as ideias defendidas no artigo de opinião são de total responsabilidade do autor, e, por este motivo, o mesmo deve ter cuidado com a veracidade dos elementos apresentados, além de assinar o texto no final.

Contudo, em vestibulares, a assinatura é desnecessária, uma vez que pode identificar a autoria e desclassificar o candidato.

É muito comum artigos de opinião em jornais e revistas. Portanto, se você quiser aprofundar mais seus conhecimentos a respeito desse tipo de produção textual, é só procurá-lo nestes tipos de canais informativos. A leitura é breve e simples, pois são textos pequenos e a linguagem não é intelectualizada, uma vez que a intenção é atingir todo tipo de leitor.

Uma característica muito peculiar deste tipo de gênero textual é a persuasão, que consiste na tentativa do emissor de convencer o destinatário, neste caso, o leitor, a adotar a opinião apresentada. Por este motivo, é comum presenciarmos descrições detalhadas, apelo emotivo, acusações, humor satírico, ironia e fontes de informações precisas.

Como dito anteriormente, a linguagem é objetiva e aparecem repletas de sinais de exclamação e interrogação, os quais incitam à posição de reflexão favorável ao enfoque do autor.

Outros aspectos persuasivos são as orações no imperativo (seja, compre, ajude, favoreça, exija, etc.) e a utilização de conjunções que agem como elementos articuladores (e, mas, contudo, porém, entretanto, uma vez que, de forma que, etc.) e dão maior clareza às ideias.

Geralmente, é escrito em primeira pessoa, já que trata-se de um texto com marcas pessoais e, portanto, com indícios claros de subjetividade, porém, pode surgir em terceira pessoa.

Veja mais!

Redação nos vestibulares - Quer saber como se sair bem na redação do vestibular? Clique aqui!

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Artigo de opinião








236 comentários

Faça seu Login

  • sexta-feira | 25/07/2014 | Maria Rosa...
    Usuário

    De forma alguma nos vestibulares a assinatura é dispensável!!!! Isso acarreta uma menor pontuação. O que deve ser feito, no entanto, é: 1. Caso peça para você identificar-se como uma autoridade específica (tal como Bauman, Barack Obama, Um estudante etc) deverá faze-lo. Caso contrário, sua pontuação ficará comprometida. 2. Caso não dê orientações de como assinar, deverá utilizar-se de um pseudônimo qualquer, que poderá ser tanto um nome, como também iniciais do mesmo. Lembre-se: Jamais coloque suas iniciais ou seu próprio nome, porque sua pontuação pode ser ZERADA ,já que poderá ser identificado pelo corretor da prova e, portanto, é tido como FRAUDE. Sugiro que consertem o texto!

  • quinta-feira | 17/07/2014 | GHS
    Usuário

    Acabei o/

  • quinta-feira | 17/07/2014 | vitoria felix...
    Usuário

    eu acheiii di +

  • quarta-feira | 09/07/2014 | Thays Maria
    Usuário

    me ajudou bastante ... Obrigado!