Você está aqui Mundo Educação Química Química Inorgânica Minerais no organismo Zinco
Zinco
Mariscos do mar são ricos em mineral zinco.
Esse mineral é um componente essencial no sítio ativo de muitas enzimas, é encontrado em altas concentrações em tecidos animais como, por exemplo, em carnes magras e no fígado (4 mg por 100 g). Como o organismo não produz zinco, ele depende de fontes externas para seu suprimento, está presente em grande quantidade na farinha de trigo integral, em ervilhas secas e nozes, ovos, água potável. Outras boas fontes de zinco são carnes bovinas, peixes, aves, leite e derivados, mariscos, feijão.
Funções do Zinco no organismo:

Aproximadamente 100 enzimas dependem do zinco para realizar reações químicas vitais, ou seja, diversos aspectos do metabolismo celular são dependentes do zinco. Esse mineral tem papel importante no crescimento, na resposta imune do organismo, na função neurológica e na reprodução.

Além dessas funções, o zinco ainda atua na estrutura das proteínas e membranas celulares. O micronutriente também está envolvido na síntese de hormônios e na transmissão do impulso nervoso.

Quando a falta de zinco acontece, surgem sintomas como déficit de crescimento, diarréia crônica, atraso da maturidade sexual, pouco apetite e deficiência do sistema auto-imune.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Zinco








0 comentários

Faça seu Login