Whatsapp icon Whatsapp

Xampus que não ardem nos olhos

Os xampus que não ardem nos olhos são especialmente importantes no banho de crianças
Os xampus que não ardem nos olhos são especialmente importantes no banho de crianças

Até a Segunda Guerra Mundial, o componente principal dos xampus era o sabão. Porém, isso mudou: os dois componentes principais dos xampus atuais são os detergentes e as amidas. Os detergentes servem para retirar a gordura e a sujeira; e as amidas servem para repor a oleosidade, pois os detergentes causam ressecamento aos fios do cabelo.

Não pense que o detergente citado é o mesmo usado para lavar vasilhas. Na realidade, a denominação “detergente” é dada às substâncias constituídas por longas cadeias apolares com um grupo funcional polar em uma das extremidades. Se esse grupo possuir carga positiva, dizemos que o detergente é catiônico; já se a carga for negativa, ele será aniônico. A maioria dos xampus contém detergente aniônico, pois ele produz maior quantidade de espuma. Um detergente aniônico muito usado é o lauril sulfato de sódio [H3C[CH2]11OSO3]-[Na]+, cuja estrutura é mostrada a seguir:

Lauril sulfato de sódio

Esses detergentes são também chamados de agentes tensoativos ou surfactantes (do inglês surface active agents = surfacts). Esses surfactantes têm a função de detergência, ou seja, de limpar especialmente sujeira de óleo ou graxa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Assim, os sabões são um subgrupo dos detergentes, sendo que todo sabão é um detergente, mas nem todo detergente é um sabão. Os detergentes estão presentes também em sabões em pó, sabonetes e no creme dental.

Os xampus que não ardem os olhos possuem em sua composição um detergente diferente, o detergente anfotérico, que apresenta uma parte catiônica e uma parte aniônica, conforme mostrado a seguir:

Estrutura do detergente anfotérico, que não arde nos olhos

Em meio ácido, as partes desse detergente capturam o íon H+ e, em soluções básicas, liberam um dos hidrogênios (H) ligados ao nitrogênio. Essas estruturas são menos irritantes para os olhos, porque elas mantêm o pH próximo ao pH da lágrima.

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos Relacionados

Alvejantes e reação de redução
Existe uma relação entre alvejar e reduzir compostos?
video icon
Escrito"A origem da língua portuguesa" sobre uma representação de vários aspectos relacionados à origem da língua portuguesa.
Português
A origem da língua portuguesa
O português é falado por mais de 250 milhões de pessoas no mundo todo. É o oitavo idioma mais falado do mundo, e está presente em 4 continentes. Mas você já se perguntou como surge uma língua? De onde surgiu a língua portuguesa? Por que falamos português?

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.