Você está aqui Mundo Educação Química Química Nuclear Vantagens e desvantagens do uso da energia nuclear

Vantagens e desvantagens do uso da energia nuclear

Vantagens e desvantagens do uso da energia nuclear
O maior problema da energia nuclear é o lixo atômico gerado

O uso da energia nuclear é um assunto bastante polêmico e que causa debates e divisões. Há os que defendem o uso desse tipo de energia, pois ela apresenta certas vantagens; veja três delas:

  • A poluição atmosférica é muito menor do que em usinas onde a energia elétrica é produzida a partir de combustíveis fósseis (derivados do petróleo);

A energia nuclear gera menos poluição atmosférica

  • Muitos países europeus abrangem territórios pequenos que não dispõem de recursos hídricos que lhes permitam gerar energia elétrica suficiente para suprir suas demandas. A instalação das usinas termonucleares é uma possibilidade para solucionar essa questão;
  • Há um enorme potencial energético. Para se ter uma ideia, apenas duas pequenas partículas de urânio podem suprir a energia elétrica de um residência média por um mês. Uma vareta combustível contém 400 pastilhas de urânio com potencial energético para atender a demanda de uma cidade com 20 000 pessoas durante 24 horas.

No entanto, o uso da energia proveniente de fissões nucleares deve ser bem avaliado, pois há também desvantagens. Observe as principais:

  • A probabilidade de acontecer um acidente nuclear é muito pequena, mas ela existe, como mostra o caso do acidente de Chernobyl. Um acidente assim poderia causar a contaminação de grandes regiões, que se tornariam inabitáveis; acarretaria a contaminação de rios, lagos, solos e lençóis freáticos; causaria a morte de muitas pessoas, animais, plantas; e ocasionaria alterações genéticas;

Consequências de acidente nuclear

  • A quantidade de lixo nuclear, também chamado de lixo atômico, gerado nessas usinas é muito grande. Esse é um grande problema, mas, para entendê-lo, temos que ver primeiro o que é lixo atômico. Na realidade, ele não é constituído somente do material radioativo que não é mais útil para ser usado como combustível, mas abrange todo resíduo resultante da utilização de elementos e substâncias químicas radioativas, tudo o que entrou em contato com o material radioativo: resíduos da mineração, da preparação de substâncias químicas radioativas, o encanamento por onde passaram, as vestimentas moderadamente impregnadas de radioatividade usadas pelos trabalhadores, etc.

Esse lixo nuclear é altamente radioativo e precisa ser isolado do meio ambiente por centenas de anos. Em algumas regiões dos Estados Unidos, país que possui atualmente a maior quantidade de reatores nucleares no mundo (104), o descarte desse lixo é feito através da sua embalagem em tambores de ferro, que são recobertos por uma camada de concreto e lançados em minas abandonadas ou em sítios geológicos apropriados.

Descarte de material radioativo

Já a França, segundo lugar no uso de energia nuclear no mundo, com 59 reatores, e que deriva 77,4% de sua energia elétrica dessa fonte, reprocessa o material fissionável. O urânio e o plutônio que ainda não sofreram fissão são separados e utilizados novamente. O restante do material é incorporado a um vidro de borossilicato, que possui a capacidade de absorver nêutrons. Esse vidro radioativo é acondicionado em contêineres e armazenado em silos construídos para abrigar material radioativo por, pelo menos, 1000 anos.

  • A água utilizada para resfriar o vapor volta para a sua fonte natural de abastecimento, como rios, lagos e mar. Porém, ela volta com uma temperatura mais elevada, o que pode provocar poluição térmica, uma vez que diminui a solubilidade de oxigênio na água, comprometendo a vida daquele ecossistema.

Conforme você pode perceber, pelos fatores apresentados nesse texto, o debate sobre o uso da energia nuclear envolve aspectos econômicos, políticos e ambientais. Visto que todos estamos envolvidos, é extremamente importante que continuemos pesquisando sobre esse assunto, pois o ideal seria que toda a sociedade se posicionasse de forma coerente frente a essa questão.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Vantagens e desvantagens do uso da energia nuclear








2 comentários

Faça seu Login

  • terça-feira | 30/10/2012 | andré
    Usuário

    foi otimo

  • sexta-feira | 31/08/2012 | natalia de...
    Usuário

    ai que tudo esse assunto e otimo e muito importanter