Você está aqui Mundo Educação Química Química Inorgânica Minerais no organismo Toxicidade do Cromo
O cromo pode existir sob diferentes formas de oxidação, por exemplo, esse elemento é encontrado naturalmente em nosso organismo na forma de cromo trivalente (III), que é o mais estável. Médicos até recomendam manter uma alimentação que contenha cromo na quantidade ideal para o organismo, isto por que o Cromo é um mineral essencial ao homem, é considerado um elemento traço, mas, conforme sua oxidação, pode ser tóxico.

A forma mais perigosa é o cromo VI, que é um carcinógeno. Ele é produzido por processos industriais e afeta o sistema imunológico de seres humanos. A contaminação ocorre quando esgotos de indústrias não recebem tratamento adequado e são lançados nos leitos de rios e acabam por contaminar quem ingere a água destes locais. Este perigo já foi alertado até no cinema através de um filme baseado em fatos reais. No filme uma cidade foi contaminada pelos mananciais poluídos por esgoto industrial.

Mas o perigo pode estar muito mais perto do que se pensa! Quem freqüenta ou já freqüentou as academias de ginástica com certeza já ouviu falar dos chamados suplementos alimentares. As pessoas que praticam exercícios pesados necessitam de suplementos alimentares contendo o mineral cromo para manter a energia. Mas infelizmente algumas pessoas exageram na dosagem, o que pode ocasionar a intoxicação, por isso é importante o acompanhamento de médicos ou especialistas para iniciar uma complementação alimentar.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Toxicidade do Cromo








0 comentários

Faça seu Login