Você está aqui Mundo Educação Química Curiosidades Químicas Tipos de baterias
Tipos de baterias
As baterias de chumbo são usadas em automóveis.
As baterias estão em todos os lugares: telefones celulares, laptops , MP3 players, carros, computadores, etc. Uma bateria é composta por produtos químicos que produzem elétrons, as reações químicas provenientes deste processo são chamadas de reações eletroquímicas.
Conheça agora alguns tipos de bateria:

Bateria de Níquel-cádmio

Esse tipo de bateria é empregado em diversos aparelhos, entre eles telefone celular e filmadora. Possui a vantagem de ser recarregável por milhares de vezes, o grande problema da bateria de níquel-cádmio é que ela tem uma alta propensão a vazar, o que pode até mesmo corroer a placa-mãe.

Bateria de chumbo

A fabricação dessa bateria é antiga, vem desde o ano de 1915. As baterias de chumbo são baterias duráveis e justamente por isso, escolhidas para o uso em carros. A composição desse tipo de bateria consiste em uma corrosiva solução aquosa de ácido sulfúrico, com d = 1,28 g/cm3 e 38 % em massa de H2SO4.

Bateria selada

Sabe-se que nos carros as baterias são recarregadas pelo uso de um alternador, só que isso pode acarretar em alguns problemas técnicos, por exemplo, a água da solução de bateria passa por uma decomposição. Para evitar, passou-se a adicionar 0,07% de cálcio aos eletrodos de chumbo, o que reduz a secagem da água.

Foi a partir daí que surgiram as baterias seladas, elas não necessitam da adição de água durante sua vida útil.

É para essa e outras descobertas que a Eletroquímica existe, essa ciência permite a construção de baterias cada vez mais duráveis e o melhor, com baixa manutenção.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Tipos de baterias








2 comentários

Faça seu Login

  • terça-feira | 21/10/2014 | yhv fgbhfg
    Usuário

    vai toma no cu

  • segunda-feira | 13/06/2011 | thalita rubia
    Usuário

    Nos dia de hoje as baterias são muito importantes para a nossa habilitação com os vários produtos existentes nos dia de hoje no mercado e também no nosso desenvolvimento tecnologia. PARA; MUNICÍPIO; SALVATERRA VILA;JOANES 13/06/2011