Você está aqui Mundo Educação Química Química Orgânica Polímeros Tipos de açúcares

Tipos de açúcares

Tipos de açúcares
Doces feitos com sacarose (açúcar comum).

Os açúcares, também chamados de carboidratos, são uma classe de substâncias químicas e como o próprio nome já indica são hidratos de carbono, cuja fórmula geral para muitos deles é Cn (H2O)n.

A forma mais comum de açúcar consiste em sacarose no estado sólido e cristalino. É usado para alterar (adoçar) o gosto de bebidas e alimentos.

A sacarose, mais conhecida como açúcar mascavo (açúcar comum), é produzida comercialmente a partir de cana-de-açúcar ou de beterraba. O Brasil, por sua longa relação com a cana, transformou-se no maior produtor e exportador de açúcar de cana do mundo, com os menores custos de produção.

Veja as demais classes de açúcares:

Oses ou monossacarídeos: normalmente têm um sabor adocicado, os monossacarídeos não sofrem hidrólise, isto é, não reagem com água. Sua fórmula estrutural é (CH2O)n, esse “n” pode variar de 3 a 7 (trioses, tetroses, pentoses, hexoses e heptoses), dentre toda a pentose e hexoses são as mais importantes.

Exemplo: glicose (aldoexose) e frutose (cetoexose).

Osídeos: São os açúcares hidrolisáveis. Podem ser dissacarídeos (sacarose, lactose, maltose, celobiose, etc.) ou polissacarídeos (amido, glicogênio e celulose).

Dissacarídeos: sofrem hidrólise produzindo duas moléculas de monossacarídeos, exemplos: sacarose, lactose ou maltose.

Exemplo: C12H22O11 + H2O → C6H12O 6 + C6H12O6
                      Sacarose                        Glicose        Frutose

Polissacarídeos: sofrem hidrólise produzindo grande quantidade de moléculas de monossacarídeos. Normalmente ocorrem no talo e folhas vegetais e nas camadas externas de revestimento de grãos.

Exemplo: (C6H10O5)n + nH2O → n C6H12O6  - Obtenção industrial da glicose
Amido ou glicose Celulose.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Tipos de açúcares








1 comentários

Faça seu Login

  • segunda-feira | 05/11/2012 | Renato Torquato
    Usuário

    Olá, adorei o conteúdo exibido sobre açúcares. Estou formulando um trabalho para o colégio e vi aqui muita coisa que me serviu para adicionar ao que já tenho. Desde já agradeço \o