Teoria atômica de Dalton

A teoria atômica de Dalton descreve o átomo como uma partícula esférica, maciça e indivisível, ideia que ficou conhecida como modelo da “bola de bilhar”. Dalton nasceu em Eaglesfield, um pequeno povoado da Inglaterra, tendo sido filho de tecelão e estudado na escola dos Quarks.

Começou a lecionar aos 12 anos, e, apesar de não ter diplomas, suas contribuições para a ciência são reconhecidas mundialmente; foi um dos pioneiros da química moderna; e identificou e descreveu uma anomalia na visão que hoje conhecemos como daltonismo.

Leia também: Representação de átomos, moléculas e substâncias segundo Dalton

Modelo atômico de Dalton

De acordo com a teoria atômica de Dálton, o átomo é maciço e indivisível, por isso é representado por esferas parecidas com bolas de bilhar, daí a famosa referência à sua ideia como “modelo bola de bilhar”.

Bola de bilhar, referência do modelo atômico de Dalton.

Dalton defende também a existência de diferentes espécies atômicas, por isso, no caso de representações de dois ou mais átomos diferentes, usa-se simbologias diferentes, esferas de tamanhos e cores diferentes. Veja a seguir:

Representação da molécula de água (H2O)
Representação da molécula de água (H2O).

Contribuições de Dalton

• Criador da primeira teoria atômica moderna.
  • Desenvolveu o conceito de massa atômica.
  • Descobriu a anomalia congênita da visão que distorce a percepção das cores — daltonismo.
  • Desenvolveu a lei de Dalton, que trata da pressão total em uma mistura gasosa relacionada à pressão parcial dos gases que a compõem.
  • Em 1802, publicou, no Memórias do Lit & Phil, uma série de documentos intitulados “Ensaios experimentais”, que relatam suas observações científicas sobre o comportamento dos gases em diferentes condições de temperatura e pressão.
  • Em 1803, apresentou à Literary and Philosophical Society (Sociedade Literária e Filosófica) um documento intitulado “Absorção dos gases pela água e outros líquidos”, no qual descreveu os princípios básicos utilizados na sua teoria atômica.

Postulados de Dalton

Dalton, em seus estudos sobre a matéria, desenvolveu alguns postulados. Alguns deles ainda são válidos e outros foram refutados pelas novas descobertas científicas. Confira todos a seguir:

• Toda matéria é constituída por partículas microscópicas chamadas átomos.
  • Os átomos de um determinado elemento são iguais.
  • Átomos de elementos diferentes são também distintos e podem ser identificados pela sua massa atômica relativa.
  • Uma determinada substância pode ser formada pela combinação de dois ou mais átomos, sendo que, para essa substância, a combinação atômica em espécie e quantidade será sempre a mesma.
  • Átomos são partículas indivisíveis e de ocorrência natural, não podem ser criados ou alterar-se sua formação. O que acontece em reações químicas é a alteração na combinação entre os átomos.