Você está aqui Mundo Educação Química Química Geral Substâncias e Misturas

Substâncias e Misturas

Substâncias e Misturas
A água destilada é formada só por H2O, sendo uma substância pura. Porém, outros “tipos de água” são misturas porque possuem substâncias dissolvidas

No cotidiano nos referimos a muitos compostos utilizando a palavra “substância”. No entanto, será que estamos fazendo o uso correto dessa palavra? Em química, o que significa “substância”?

Definição de substância

Por exemplo, a água destilada é uma substância, pois ela é constituída unicamente de água, ou seja, H2O, e suas propriedades físicas, tais como o ponto de fusão, o ponto de ebulição e a densidade, são bem definidas, conforme mostrado nos dados abaixo, ao nível do mar (1 atm):

PF = 0 ºC

PE = 100 ºC

d = 1,0 g/cm3 a 3,98ºC

A água é um exemplo de substância composta, ou seja, é formada por moléculas com mais de um tipo de elemento. Mas também existem substâncias simples, como o gás oxigênio (O2), que é formado por apenas um tipo de elemento.

Não existem duas substâncias que tenham todas as propriedades exatamente iguais. Veja mais alguns exemplos de substâncias: álcool etílico anidro (sem água), gás carbônico, cloreto de sódio, mercúrio, iodo, ouro, silício, gás nitrogênio, gás hélio e ferro.

Exemplos de substâncias puras

Mas não seria correto nos referirmos à água da chuva, do mar, à água mineral, da torneira, à água potável ou de um rio como sendo substâncias. Na realidade essas águas possuem outras substâncias dissolvidas nelas. Por exemplo, a água do mar contém vários sais, como o sal de cozinha (cloreto de sódio - NaCl), que pode ser extraído dela por evaporação e cristalização.

O correto seria dizermos que elas são misturas.

Definição de mistura

A fusão e a ebulição das misturas ocorrem em determinada faixa de temperatura e apresentam densidades diferentes em função de sua composição.

Por exemplo, o álcool hidratado tem a sua densidade variando de acordo com a porcentagem de álcool etílico e de água que constitui a mistura.

O álcool hidratado é uma mistura homogênea, pois apresenta uma única fase. Outros exemplos de misturas homogêneas são o soro caseiro, o soro fisiológico, a gasolina, o vinagre etc.

No entanto, quando a mistura apresenta mais de uma fase, como, por exemplo, uma mistura de areia e água, dizemos que é uma mistura heterogênea. Também são misturas heterogêneas: quartzo, água e óleo, a própria areia, a madeira, o sangue, o leite, água com gás, entre outros.

Talvez você esteja se perguntando: mas, o leite e o sangue são homogêneos?! Na realidade, eles parecem ter uma única fase a olho nu; porém, os cientistas basearam esse conceito em dois aparelhos sofisticados: o ultramicroscópio e a ultracentrífuga.

Se usarmos um ultramicroscópio para visualizar o álcool hidratado e o sangue, observaremos que o álcool hidratado é totalmente uniforme, enquanto que o sangue apresenta aspecto desigual, sendo, portanto, constituído de mais de uma fase. Além disso, se usarmos uma ultracentrífuga, veremos que haverá uma separação no caso do sangue, como mostra a imagem a seguir:

Sangue separado por ultracentrífuga

Para mais informações sobre os tipos de misturas, leia os seguintes textos em nosso site:

* “Misturas Homogêneas e Heterogêneas”;

* “Tipos de Misturas”.

Na natureza, a grande maioria são misturas e não substâncias. Veja alguns exemplos de misturas:

Exemplos de misturas

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Substâncias e Misturas








2 comentários

Faça seu Login

  • terça-feira | 14/05/2013 | william
    Usuário

    show de bola,pois tirou as minhas dúvidas ! muito obrigado mesmo

  • terça-feira | 23/04/2013 | djanira
    Usuário

    foi muito útil obrigada.