Você está aqui Mundo Educação Química Curiosidades Químicas Solução tampão no corpo humano

Solução tampão no corpo humano

Solução tampão no corpo humano
Existe sangue ácido e básico?
Entende-se por solução tampão aquela que não sofre alteração quando em contato com soluções ácidas ou básicas, tudo se explica pela sua composição. Existem basicamente dois tipos de tampão. Um deles é formado por uma mistura de ácidos fracos e base (par ácido/base), como por exemplo, H2CO3/HCO-3 (ácido carbônico/bicarbonato). O outro tipo de tampão é composto por espécies anfotéricas. Essas espécies em algumas soluções apresentam comportamento de ácido e noutras soluções, comportamento de base. Daí o porquê da solução tampão não ser alterada na presença de acidez ou basicidade.

Agora que já sabe o que é uma solução tampão, vamos saber como ela se faz presente em nosso corpo. Os pares ácido-base são muito comuns no organismo. O tampão composto por ácido carbônico/bicarbonato ajuda a controlar o pH sanguíneo.

Mas por outro lado, o efeito tampão pode causar danos à saúde. Se você é um praticante de esporte precisa saber disso: em razão dos intensos exercícios físicos, seu organismo libera grandes quantidades de ácido láctico na corrente sanguínea, o sangue então se torna ácido (pH < 7). Se o efeito tampão não liberar base bicarbonato suficiente para neutralizar esta acidez, o indivíduo sofrerá de “acidose”. Os sintomas iniciais podem ser a cefaleia (dor de cabeça) e a sonolência.
E não é só a acidez que nos traz danos, o excesso de bases no corpo também causa doenças como a “alcalose”, por exemplo. Sabe aquela respiração ofegante de quem respira muito rápido? Ela é responsável pela saída de grande quantidade de dióxido de carbono (CO2) do corpo, um déficit deste ácido no sangue implica numa diminuição da acidez no mesmo. Quando o sangue se torna básico (pH > 7), surge a alcalose. Os sintomas da doença são: confusão mental, enjoos, náuseas, tremores, espasmos musculares e inchaço no rosto.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Solução tampão no corpo humano








3 comentários

Faça seu Login

  • sábado | 05/11/2011 | acidalio...
    Usuário

    Gostei muito, de apreciar a ciencia médica, em razao de estar noutra funçao, e com estudo nesses estudos, pelo que agradeço de estar conhecendo, acidalio

  • terça-feira | 10/05/2011 | Osvaldo
    Usuário

    Boa matéria!

  • terça-feira | 26/10/2010 | Rufina
    Usuário

    Nao tava muito consistente. Ocultaram algumas informaçöes. Bj