Você está aqui Mundo Educação Química Curiosidades Químicas Solo fértil: influência do pH

Solo fértil: influência do pH

Solo fértil: influência do pH
Esta planta precisa de um pH ideal pra crescer.

Você sabia que o pH influi na produtividade de um solo? Por este aspecto podemos dizer que a Biologia e a Química andam juntas no que diz respeito ao crescimento de plantas. O desenvolvimento da vida vegetal é uma área biológica, mas elementos necessários para que ela aconteça como pH do meio, por exemplo, é um conceito químico.

Comecemos por definir a acidez dos solos. O termo pH (potencial hidrogeniônico) define a acidez ou alcalinidade, os solos possuem pH variando de 3,0 à 9,0. Essa variação é decorrente da região em que está localizado, solos ácidos são aqueles de regiões úmidas, como margem de rios e pântanos (pH < 6,5), são conhecidos como argilosos. Já as regiões ricas em calcário possuem solos alcalinos (pH > 7).

Como a acidez pode interferir na qualidade das plantações? Em geral, as plantas preferem a faixa de pH neutro (de 6,0 à 6,8), este é o chamado ponto de equilíbrio no qual a maioria dos nutrientes permanecem disponíveis às raízes.

Solos muito ácidos não são férteis, uma alternativa para corrigir este inconveniente consiste em realizar queimadas após grande exploração do solo. Em geral, quando se realiza lavouras contínuas o solo se desgasta, o que dá origem à acidez. A correção é possível pelo fato das cinzas produzidas pelo fogo serem alcalinas e por isso neutralizam o pH.

Mas existe um impasse para o procedimento acima, ele contribui para a produção de poluentes atmosféricos (aumento de CO2). Apresentamos aqui uma segunda opção: adição da base CaO (Óxido de cálcio) ao solo. Veja a equação que demonstra o processo:

CaO+ H2O → Ca (OH)2

Óxido de cálcio é mais conhecido como cal viva, ele se une à água presente no solo e dá origem a uma base como produto: Ca (OH)2. A substância alcalina diminui a acidez do solo.

Agora você já sabe como os agricultores preparam o solo considerando a química presente, são estes os cuidados que garantem verduras frescas e saudáveis em nossas mesas.

Veja mais!

O pH do solo e a coloração das plantas.





Deixe seu comentário para

Solo fértil: influência do pH








3 comentários

Faça seu Login

  • quarta-feira | 14/11/2012 | octavio uanheta
    Usuário

    parabens fost mas objectiva, xte tipo d trabalho ajdam muit

  • terça-feira | 05/06/2012 | ph
    Usuário

    Boa a sua definição de ph, me ajudou em minha pesquisa.

  • segunda-feira | 30/05/2011 | tatiane de...
    Usuário

    Uma explicação sucinta e bem feita.Durante meu trabalho de conclusão de curso,pude esclarecer minhas duvidas sobre esse assunto através deste. Foi realizado um otimo trabalho!parabens