Whatsapp icon Whatsapp

Séries Orgânicas

As séries orgânicas principais usadas para se comparar e estudar as propriedades dos compostos orgânicos são: série heteróloga, série homóloga e série isóloga.
Na ilustração temos uma série isóloga, formada somente por hidrocarbonetos (etano, eteno e etino)
Na ilustração temos uma série isóloga, formada somente por hidrocarbonetos (etano, eteno e etino)

No estudo das principais propriedades dos compostos orgânicos, tais como a polaridade, os pontos de ebulição, as forças intermoleculares e a solubilidade, costuma-se separar essas substâncias em grupos ou séries para facilitar o estudo e assim entender como essas propriedades variam.

Por exemplo, no texto Temperatura de ebulição dos compostos orgânicos, comparou-se o ponto de ebulição do etano e do etanol. Veja abaixo a estrutura deles e seus respectivos pontos de ebulição:

Etano: H3C — CH3 (PE = -88,4ºC);

Etanol: H3C — CH2 — OH (PE = 78,5 ºC).

O etanol possui maior ponto de ebulição porque ele é polar, enquanto o etano é apolar. Isso serve para mostrar que a polaridade interfere na temperatura de ebulição dos compostos orgânicos.

Além disso, para ampliar esse estudo, poderíamos adicionar mais moléculas orgânicas a essa comparação que também tivessem o tamanho aproximadamente igual, mas que fossem de funções orgânicas diferentes. Um exemplo é o etanal:

Etanal: O
            ||
H3C — CH (PE = 20,0 ºC).

O etanal também é polar, por isso o seu ponto de ebulição é maior que o do etano. Porém, o etanol tem a hidroxila (OH) que realiza ligações de hidrogênio, que são as interações intermoleculares mais fortes, enquanto as interações intermoleculares que as moléculas do etanal realizam são a de dipolo permanente, que são mais fracas.

Mas o que nos interessa aqui ao mostrar esses exemplos é ver que os três compostos usados (etano, etanal e etanol) representam o que é chamado de série heteróloga, isto é, um conjunto de compostos que possuem a mesma quantidade de átomos de carbono na cadeia principal, mas que pertencem a funções diferentes.

O etano, o etanol e o etanal possuem todos dois átomos de carbono, mas eles são pertencentes respectivamente às seguintes funções orgânicas: hidrocarboneto (alcano), álcool e aldeído.

Veja outros exemplos de séries heterólogas:

  • metano, metanal, metanol, ácido metanoico, metilamina, cloreto de metila

        CH4          CH3O   CH3OH           HCOOH             H3CNH2           H3CC?

  • propano, propanal, propanona, propan-1-ol, ácido propanoico, propan-1-amina

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

    C3H4                 C3H6O         C3H6O            C3H7OH           C2H5COOH                C3H7NH2

Outro exemplo de série orgânica muito usada é a série homóloga, que é o contrário da série heteróloga, ou seja, é um grupo de compostos que pertencem à mesma função orgânica e, consequentemente, também realizam o mesmo tipo de força intermolecular, mas que se diferenciam por possuírem quantidades de átomos de carbono diferentes.

Veja um exemplo abaixo:

Exemplos de hidrocarbonetos em série homóloga

Observe que todos os compostos desse conjunto são hidrocarbonetos (alcanos), todos realizam interações do tipo dipolo induzido e diferenciam-se pelo número de átomos de carbono. Note também que o estudo da série homóloga permite identificar um fator que interfere na temperatura de ebulição dos compostos orgânicos: o tamanho da molécula, ou seja, quanto maior a molécula, maior será seu ponto de ebulição.

Existe ainda mais um tipo de série orgânica, a série isóloga. Trata-se de um conjunto de compostos que possuem a mesma quantidade de carbonos na cadeia, pertencem à mesma função orgânica, mas que se diferem quanto ao tipo de insaturação, ou seja, um realiza somente ligações simples, enquanto outro possui duplas ligações e outro possui triplas ligações. Pode-se dizer também que eles se diferenciam pelo número inteiro de grupos H2 que possuem.

Um exemplo de série isóloga é mostrada na imagem do início desse texto, em que temos:

Etano: H3C — CH3
               ↓ - H2

Eteno: H2C = CH2
               ↓ - H2

Etino:   HC ≡ CH

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos Relacionados

Características dos Compostos Orgânicos
Interações intermoleculares, massa molecular, temperaturas de fusão, temperatura de ebulição, compostos orgânicos, geometria de uma molécula, compostos inorgânicos, compostos orgânicos apolares, ácido acético, açúcar, álcool comum, acetona, Combustão, álcool dos automóveis, polaridade, eletronegatividade.
Moléculas orgânicas polares e apolares
Entenda o que determina se as moléculas orgânicas serão polares ou apolares e como isso influencia suas propriedades físicas e químicas.
Polaridade dos compostos orgânicos
Como a ligação presente influi no caráter polar da estrutura.
Solubilidade dos Compostos Orgânicos
Você sabe por que o etanol consegue se misturar tanto em água como em gasolina? Isso é explicado pelos fatores que determinam a solubilidade dos compostos orgânicos.
Temperatura de ebulição dos compostos orgânicos
Veja como a temperatura de ebulição dos compostos orgânicos varia de acordo com a força intermolecular, polaridade e tamanho da molécula.
video icon
Texto" Matemática do Zero | Polígono convexo e não convexo" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Polígono convexo e não convexo
Nessa aula veremos o que é um polígono convexo e um polígono não convexo a partir da definição matemática e, posteriormente, um “macete”.