Você está aqui Mundo Educação Química Química Ambiental Reciclagem de Vidro
Reciclagem de Vidro
A coleta seletiva e o processo de reciclagem do vidro fazem com que ele fique em um ciclo fechado que diminui em muito o prejuízo para a natureza

O vidro é obtido a partir de uma reação de fusão entre o carbonato de sódio (Na2CO3), conhecido como barrilha ou soda, com o calcário (CaCO3) e a sílica presente na areia (SiO2), que são aquecidos a 1500 ºC:

barrilha + calcário + areia → vidro comum
Na2CO3 + CaCO3   + SiO2  → silicatos de sódio e cálcio + gás carbônico
x Na2CO3 + y CaCO3   + z SiO→  (Na2O)x . (CaCO)y  . (SiO2)z + (x + y) CO2

Essa mistura é então resfriada rapidamente, dando origem a uma estrutura amorfa, que é o vidro que conhecemos.

O seu uso em garrafas e diversas embalagens, como de bebidas, medicamentos, perfumes, cosméticos, alimentos em conserva e outros artigos, tem aumentado cada vez mais. Assim, surge a questão: “O que fazer com o vidro que não usamos mais?”.

Será que a melhor solução é descartá-lo no lixo comum?

Não. Isso se dá principalmente porque os vidros não são biodegradáveis e permanecem na natureza cerca de dez mil anos.

O tempo de decomposição do vidro é de mais de dez mil anos

Por isso, o melhor a fazer é reciclar os materiais feitos de vidro. Existem muitas vantagens na reciclagem do vidro, veja algumas:

  • Diminuição do volume de lixo nos aterros;
  • Reaproveitamento do vidro em 100%;
  • Para cada tonelada de vidro reciclado, gasta-se menos 70% do que se gastaria para se fabricar mais vidro;
  • Conforme dito, usa-se areia para a sua fabricação, assim, com a reciclagem, o processo de extração de areia em rios diminui. Esse ponto é muito importante, porque essa extração devasta matas, provoca erosões e assoreamento de rios;
  • Para cada tonelada de vidro reciclado, economiza-se 1,2 toneladas de matéria-prima.

Diante de todos esses benefícios, como proceder para realizar a reciclagem do vidro?

Algumas medidas podem ser tomadas, por exemplo: sempre que for possível, compre bebidas e outras soluções de uso doméstico que venham em embalagens de vidro retornável, pois eles podem ser devolvidos e trocados no próprio estabelecimento onde foi comprado, facilitando o processo.

Além disso, deve-se realizar em casa uma coleta seletiva, na qual o vidro é separado, limpo e seco, para que posteriormente sejam levados aos locais de coleta. Na maioria das regiões brasileiras, o governo disponibiliza sistemas de coleta seletiva, assim você pode se inteirar de como isso é feito em sua cidade e cooperar com esse sistema.

Caso contrário, pode-se também entregar esses objetos para os tradicionais “garrafeiros-metaleiros”, que levam esse tipo de lixo para depósitos, dos quais o vidro é mandado para a reciclagem.

Nos locais de reciclagem, o vidro passa pelos seguintes processos:

  • Limpeza: para retirar a sujeira impregnada no vidro, ele passa por uma lavagem, cuja água usada depois é tratada e recuperada para evitar desperdício e contaminação dos recursos hídricos;
  • Catação de impurezas: o material passa por uma esteira, onde se retiram impurezas como metais, pedras, plásticos e até mesmo vidros indesejáveis. Posteriormente, esse processo pode ser melhorado ao se passar o material por um eletroímã, que separa metais que podem ser contaminantes;
  • Prensamento e enfardamento: o vidro é então triturado, transformando-se em cacos de vidro homogêneos;
  • Fusão: os cacos são então aquecidos e fundidos a uma temperatura acima de 1300 °C;
  • Recozimento e acabamento: enfim, o vidro pode ser moldado e utilizado na composição de novas embalagens que serão passadas novamente para as indústrias e para o consumidor.

Processos de reciclagem do vidro: catação de impurezas e recozimento e acabamento

O vidro pode passar por esse processo infinitas vezes sem perda de qualidade ou pureza do produto. Isso tudo nos mostra a importância da conscientização de todos, para que realizem em suas residências a coleta seletiva do vidro para a sua reciclagem.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Reciclagem de Vidro








0 comentários

Faça seu Login