Você está aqui Mundo Educação Química Química Orgânica Reações Orgânicas

Reações Orgânicas

Esta subseção traz artigos que explicam detalhadamente cada um dos tipos de reações orgânicas estudados com mais frequência no Ensino Médio.

Reações Orgânicas
Químicos e bioquímicos em laboratórios de todo o mundo estudam reações orgânicas que podem ser aplicadas industrialmente em larga escala

Os compostos orgânicos são muito importantes em nossa sociedade, estando presentes nos polímeros (plásticos, tecidos, isopor e borrachas), em medicamentos e em combustíveis, apenas para citar alguns exemplos. Assim, torna-se essencial encontrar meios de produzi-los, o que é possível graças às reações orgânicas.

Visto que existe um número enorme de compostos orgânicos, é de se esperar que também exista uma grande variedade de tipos de reações orgânicas. Apesar disso, essas reações podem ser classificadas em três tipos principais:

*Reações de adição: ocorre a quebra de ligações pi entre carbonos para que ocorra a união de uma ou mais moléculas com a formação de um único produto por meio de ligações sigma. Alguns exemplos de reações orgânicas de adição são:

- Hidrogenação: o gás hidrogênio (H2) é adicionado a uma molécula orgânica. A margarina é produzida a partir da hidrogenação de óleos vegetais.

- Halogenação: ocorre a adição de halogênios (F2, Cl2, Br2 e I2) à molécula orgânica.

- Hidro-halogenação: ocorre a adição de haletos de hidrogênio (HCl, HBr, HI) à molécula orgânica.

- Hidratação: ocorre a adição de água à molécula orgânica

* Reações de substituição: Esse tipo de reação orgânica ocorre quando pelo menos um átomo ou um grupo de átomos de hidrogênio ligados ao carbono é substituído por um átomo ou grupo de átomos. Alguns exemplos de reações orgânicas de substituição são:

- Halogenação: ocorre quando um ou mais átomos de hidrogênio na molécula orgânica são substituídos por um ou mais átomos de halogênios (F2, Cl2, Br2 e I2);

- Nitração: um ou mais átomos de hidrogênio são substituídos pelo grupo nitro (-NO2);

- Sulfonação: um ou mais átomos de hidrogênio são substituídos pelo grupo sulfônico (-SO3H);

- Alquilação: substituição de um hidrogênio por um grupo alquila;

-Acilação: substituição de um hidrogênio por um grupo acila.

* Reações de eliminação: Nesse tipo de reação, a partir de um único composto, são obtidos outros dois, um orgânico e um inorgânico. Veja alguns exemplos de reações orgânicas de eliminação:

- Desidratação intramolecular: ocorre quando uma molécula elimina água;

- Desidratação intermolecular: ocorre quando duas moléculas de determinado composto interagem e unem-se em uma única molécula com a eliminação simultânea de água.

Esta seção de Química Orgânica apresenta artigos que aprofundarão melhor a explicação sobre cada um desses tipos de reações mencionados, bem como sobre outros casos de reações orgânicas, como as reações de oxidação e redução.

Artigos de "Reações Orgânicas"



Deixe seu comentário para

Reações Orgânicas








4 comentários

Faça seu Login

  • segunda-feira | 03/12/2012 | crislaine
    Usuário

    muito mas muito facil para apresentar um seminário!!!!

  • segunda-feira | 12/03/2012 | samuel
    Usuário

    gosto muito de reações químicas ;

  • terça-feira | 10/05/2011 | Thayane
    Usuário

    Muito Bom msm, Agora só Falta saber se vou passar na prova.:-)

  • sexta-feira | 05/11/2010 | humberto couto
    Usuário

    excelente site perfeito para aprender e fazer revisoes.