Você está aqui Mundo Educação Química Química Inorgânica Reação de Neutralização Total

Reação de Neutralização Total

Reação de Neutralização Total
Uma reação de neutralização total ocorre entre ácidos e bases

O texto Conceito de ácido, base e sal pela teoria de Arrhenius mostrou que segundo a Teoria de Arrhenius, uma substância é considerada ácida quando ela libera em meio aquoso como único cátion o H+ e é considerada básica quando libera como único ânion o OH-. Portanto, quanto menor for o pH (potencial hidrogeniônico → pH = - log [H+]) da solução, maior será sua acidez.

Quando misturamos um ácido com uma base, os cátions H+ reagem com os ânions OH-, liberando água e neutralizando o meio. Se a quantidade de cátions e ânions for igual, essa neutralização será total.

O pH das soluções varia em valores que vão de 0,0 a 14,0. O pH da água pura é 7,0 e, dessa forma, dizemos que ela é neutra. Valores abaixo de 7,0 são soluções ácidas e acima de 7,0 correspondem a soluções básicas.

Na reação de neutralização total, o pH da solução fica igual a 7,0

Por exemplo, o limão possui ácido cítrico, cujo pH é de aproximadamente 3,0. Já o leite de magnésia é básico e seu pH é em torno de 10,0. Se formos adicionando o limão gota a gota no leite de magnésia, o valor do pH do suco de limão irá subir progressivamente, ou seja, ele estará sendo neutralizado. Chegará um momento em que todos os átomos de hidrogênios ionizáveis (H+) do ácido cítrico do limão estarão na mesma quantidade que os ânions hidróxidos (OH-). Nesse momento ocorre a neutralização total.

Além da água, quando reagimos um ácido e uma base, também é produzido um sal. De modo que se a reação de neutralização for total, será obtido um sal normal ou neutro.

Veja uma dessas reações entre o ácido clorídrico e o hidróxido de sódio:

HCl + NaOH → NaCl + H2O
Ácido    base          sal       água

Veja que essa foi uma reação de neutralização total, porque o ácido forneceu apenas um cátion H+ que foi neutralizado pelo único ânion OH- liberado pela base.

Abaixo, temos outra reação, agora entre o ácido nítrico (HNO3) e o hidróxido de magnésio (Mg(OH)2). Observe que para cada molécula do ácido é produzido um cátion H+ e para cada molécula da base é produzido dois ânions OH-. Portanto, para que essa neutralização seja total, devem-se utilizar duas moléculas de HNO3 que produzirão dois cátions H+:

2 HNO3 + Mg(OH) 2 → Mg(NO3)2 + 2 H2O
     Ácido       base            sal neutro          água

Outro caso ocorre entre o ácido clorídrico e o hidróxido de alumínio. Precisaremos usar três moléculas de HCl que produzirão um cátion H+ cada uma (três no total), que serão neutralizados pelos três ânions OH- liberados por uma única molécula da base:

3 HCl + Al(OH) 3 → Al(Cl)3 + 3H2O
 Ácido         base      sal neutro       água

Leia também o texto Reação de Neutralização Parcial para complementar seus conhecimentos.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Reação de Neutralização Total








1 comentários

Faça seu Login

  • domingo | 18/08/2013 | MMelo
    Usuário

    Coloquem os estados físicos de reagentes e produtos!!