Radiações
Símbolo revelando a presença de radiação

Radiações são ondas eletromagnéticas ou partículas que se propagam com velocidade e energia elevada, que em contato com uma determinada matéria produz efeitos sobre ela. Podem ser originadas a partir de fontes naturais como átomos ou por dispositivos desenvolvidos como rádio e forno microondas. As formas de radiação mais conhecidas e comuns no dia-a-dia são o laser, raios X, rádio AM e FM.

Após alguns estudos, as radiações foram caracterizadas por:

Radiação alfa com baixo poder de penetração;
Radiação beta com médio poder de penetração;
Radiação gama com alto poder de penetração.

A primeira lei da radioatividade que diz que o átomo de um elemento radioativo ao emitir partículas alfa origina um novo elemento com massa de 4 unidades reduzidas e número atômico com 2 unidades reduzidas.

A segunda lei da radioatividade diz que quando o nuclídeo de um elemento radioativo libera partículas β se transforma em um novo elemento com mesma massa e uma unidade a mais no número atômico.

Um elemento químico pode emitir de forma espontânea uma radiação e se transformar em um novo elemento químico denominando de transmutação natural. Quando isso ocorre de forma induzida denomina-se transmutações artificiais.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Radiações








1 comentários

Faça seu Login

  • quarta-feira | 31/08/2011 | Thaisa Fernanda
    Usuário

    Muito bom essa materiaa