Você está aqui Mundo Educação Química Química Geral Propriedades Gerais e Específicas

Propriedades Gerais e Específicas

As propriedades físicas da matéria podem ser gerais (repetem-se para vários materiais, tais como massa e volume) ou específicas (são exclusivas, como a densidade).

Propriedades Gerais e Específicas
Que propriedades você usaria para identificar que líquido é esse?

Se alguém lhe pedisse para buscar uma pessoa que você não conhece no aeroporto, o que você lhe perguntaria? Provavelmente gostaria de saber algumas características sobre determinada pessoa, tais como altura, cor da pele, cor dos olhos, a roupa que estará vestindo e assim por diante. Essas características são importantes para chegar até a pessoa.

No entanto, é bem verdade que essas são características que podem se repetir. Por exemplo, muitas pessoas têm 1,60 m de altura, são morenas, têm os olhos castanhos e podem usar uma camiseta vermelha no mesmo dia. Esses são exemplos de características gerais, que não servem para identificar determinada pessoa sem a chance de erro.

Por outro lado, quando se precisa de uma identificação mais precisa, existem algumas características que são específicas da pessoa, como a digital, uma vez que cada pessoa possui a sua. Tanto que o governo utiliza disso por meio de vários sistemas de identificação, como no caso da cédula de identidade, no registro de nascimento, no CPF (Cadastro de Pessoa Física), entre outros.

A digital é uma característica específica de cada pessoa

Algo similar ocorre ao se trabalhar na identificação das substâncias químicas. Existem propriedades físicas dos materiais que são gerais, enquanto outras são específicas.

As propriedades gerais são aquelas que podem se repetir para substâncias diferentes, que não são exclusivas de um único material. Já as propriedades específicas são exclusivas e particulares de cada material puro, podendo ser usadas para identificá-los.

Por exemplo, digamos que temos um material que não sabemos a composição. Observe as seguintes propriedades que foram determinadas para ele:

  1. Incolor;
  2. Líquido nas condições ambientes;
  3. Inodoro;
  4. Amostra de massa igual a 36 g;
  5. Amostra com volume de 36 mL;
  6. Temperatura igual a 25ºC nas condições ambientes;
  7. Ponto de ebulição igual a 100ºC a 1 atm e 25ºC;
  8. Ponto de fusão igual a 0ºC a 1 atm e 25ºC;
  9. Densidade igual a 1,0 g/cm3 a 1 atm e 25ºC;
  10. Calor específico de 1 cal/g . ºC.

Observe que as propriedades citadas nos números de 1 a 6 são todas propriedades gerais, pois elas não servem para identificarmos de que substância se trata. Por exemplo, o etanol e a água são compostos de constituição totalmente diferentes, mas ambos são líquidos e incolores. Além disso, a cor, o volume, a massa e a temperatura podem se repetir para inúmeros materiais.

as propriedades apresentadas nos números de 7 a 10 são todas propriedades específicas. Com elas, nós podemos chegar à conclusão de que o líquido estudado é a água pura. Por exemplo, a densidade da água é exatamente 1,0 g/cm3 e não pode ser o etanol, pois a sua densidade é igual a 0,79 g/cm3. Isso também acontece com as outras propriedades específicas citadas, elas são únicas da água.

Além disso, podemos afirmar que não tem nenhuma outra substância misturada na água, porque os pontos de ebulição e de fusão são valores exatos. No caso de misturas, as mudanças de estados físicos ocorrem não em temperaturas específicas, mas em intervalos de temperatura.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Propriedades Gerais e Específicas








0 comentários

Faça seu Login