Você está aqui Mundo Educação Química Química Geral Propriedades dos líquidos

Propriedades dos líquidos

Propriedades dos líquidos
Viscosidade: liberdade de movimento nos líquidos.
Podemos imaginar os líquidos como sendo a fase intermediária entre sólidos e gases, até porque para um sólido transformar-se em um gás, por exemplo, ele tem que passar pelo estado líquido. Existe uma inter-relação entre a estrutura dos gases, sólidos e líquidos. Vejamos as propriedades de um líquido:

Compressão: a dificuldade de compressão nos líquidos é devida à repulsão entre as nuvens eletrônicas de moléculas vizinhas, que oferecem resistência à aproximação. Por isso os líquidos são menos compressíveis que os gases, nesse caso se assemelham com os sólidos onde é necessária uma elevada pressão para reduzir o volume a uma quantidade significativa.

Viscosidade: um líquido possui viscosidade intermediária: é menos viscoso que um sólido e possui viscosidade maior que a de um gás. Entende-se por viscosidade a resistência ao escoamento.

As moléculas de um líquido apresentam maior liberdade de movimento do que as de um gás, devido à sua fluidez. Sendo assim, a sua forma vai depender do recipiente em que está confinado e seu volume será constante, é diferente do gás, que ocupa todo o recipiente onde se localiza e não tem volume fixo.

Evaporação: os líquidos apresentam uma tendência enorme de se evaporar, ou seja, de se transformarem em gases. Essa transformação ocorre quando as moléculas na superfície são forçadas a sair e deixar o líquido. A perda dessas moléculas que se movimentam mais rapidamente e adquirem energia para vencer as forças intermoleculares e escapar, é o que chamamos de evaporação.

Tensão superficial: é a tendência que os líquidos possuem de minimizar sua área superficial. Esse fato explica, porque certos objetos podem flutuar na água: é devido às forças de atração intermoleculares dos líquidos. Mas como isso ocorre? As moléculas que ficam na superfície de um líquido são atraídas pelas moléculas de dentro do líquido, gerando uma tensão na superfície.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Propriedades dos líquidos








1 comentários

Faça seu Login

  • sábado | 19/05/2012 | Vanessa
    Usuário

    deu para ajudar