Você está aqui Mundo Educação Química Química Orgânica Compostos Orgânicos Progesterona
Progesterona
A progesterona é o principal hormônio da gravidez

A progesterona é um hormônio sexual feminino da classe dos esteroides. Como o texto Estrutura Química dos Esteroides explica, esses compostos são lipídios que apresentam em comum uma estrutura básica (mostrada abaixo) de um hidrocarboneto com 17 átomos de carbono, formando quatro ciclos.

Estrutura comum aos esteroides

A testosterona, principal hormônio sexual masculino, é um esteroide, e o estradiol, principal hormônio sexual feminino, também. O estradiol é produzido a partir da testosterona no ovário da mulher e é a base dos hormônios sexuais femininos denominados de estrógenos, sendo que a progesterona é um deles. Veja a fórmula estrutural desses hormônios esteroidais abaixo:

Estruturas de esteroides: estradiol, testosterona e progesterona

Além do ovário, a progesterona também se encontra na placenta e nas adrenais. Ela está relacionada principalmente ao ciclo sexual mensal da mulher, sendo secretada durante a segunda metade dele, do 12º ao 28ºdia do ciclo.

Um ciclo normal dura 28 dias, com a ovulação ocorrendo 14 dias após a menstruação. As alterações ovarianas são realizadas pelos hormônios FSH (folículo-estimulante) e LH (luteinizante), que aumentam e diminuem durante cada ciclo, como mostrado abaixo. Veja que a progesterona aumenta significativamente após a ovulação:

Ciclo reprodutivo feminino e as diferentes taxas hormonais

A progesterona é o principal hormônio da gravidez, é ela que envia sinais à mucosa que reveste o útero. Essa produção de muco no ovário é importante para fixação do ovo fertilizado. Além disso, durante a gravidez, uma mulher não engravida novamente graças à progesterona, pois a sua secreção contínua inibe novas ovulações.

É em virtude dessa função que a progesterona é um hormônio usado em anticoncepcionais orais. Eles como que enganam o organismo, que se comporta como se estivesse secretando progesterona, o que inibe a ovulação, impedindo, consequentemente, a fertilização.

Progesterona é um hormônio usado em anticoncepcionais

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Progesterona








0 comentários

Faça seu Login