Você está aqui Mundo Educação Química Combustíveis Produtos da combustão da gasolina

Produtos da combustão da gasolina

A gasolina é um combustível composto por hidrocarbonetos (carbono e hidrogênio). A estrutura molecular da gasolina é composta de cadeias de carbono de comprimentos diferentes, variando de C7H16  a  C11H24.

Os produtos da combustão da gasolina são gerados pelo escapamento de automóveis e são:

Monóxido de carbono (CO) - produto típico dos motores de combustão interna, é formado porque a combustão é incompleta. Não há oxigênio suficiente disponível para reagir rápida e completamente com todo o carbono disponível;

Óxidos de nitrogênio (NOx) - o nitrogênio e o oxigênio no ar se combinam de várias maneiras;

Hidrocarbonetos não queimados (HC) - nem todos os hidrocarbonetos são consumidos durante a reação, porque a fase de combustão é muito rápida.

Existe um acessório nos carros que permite conter um pouco destes poluentes, são os catalisadores: a função deles é transformar os gases de escape em substâncias inofensivas. Os catalisadores podem eliminar o monóxido de carbono, óxidos de nitrogênio e hidrocarbonetos, o processo consiste na reação com bastante oxigênio. O grande problema é que os catalisadores não retêm todos os poluentes, e alguma porção sempre escapa.

Podemos facilmente visualizar estes poluentes nos grandes centros urbanos, estão na forma de smog (nevoeiro de fumaça), que constitui uma camada densa e escura. Em dias quentes essa camada se intensifica, e pode ser diminuída com a chuva: este agrado da natureza pode aliviar um pouco da fumaça e da sensação de abafamento provenientes da poluição.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Produtos da combustão da gasolina








1 comentários

Faça seu Login

  • quarta-feira | 27/10/2010 | Barbara Rodrigues
    Usuário

    Brigadão viu! Me ajudou muito mesmo ^^' Tô no segundo ano do ensino médio e só agora no final do ano comecei realmente a ter aula de química (tava sem professor) a explicação é perfeita e até eu que estudei muito pouco esse asdsunto consegui entender! Mais uma vez: OBRIGADA!