Você está aqui Mundo Educação Química Físico-Química Eletroquímica Por que as pilhas deixam de funcionar?

Por que as pilhas deixam de funcionar?

Por que as pilhas deixam de funcionar?
Não jogue pilhas usadas no lixo.
Pilhas são dispositivos nos quais uma reação espontânea de oxirredução produz corrente elétrica, mas o que faz estes dispositivos pararem de funcionar?

As pilhas só existem pela diferença de potencial (ddp) mantida por um gerador que é movido pelo fluxo de elétrons de um circuito fechado. Com o passar do tempo as pilhas se esgotam, ou seja, deixam de funcionar. Isto ocorre porque após algum tempo a ddp apresenta um valor insuficiente para sustentar uma corrente elétrica e a pilha é considerada esgotada.

É aí que surge a recarga, mas é preciso tomar alguns cuidados para fazer uso desta propriedade: para que uma pilha possa ser recarregada, suas semi-reações devem ser reversíveis, ou seja, precisam ocorrer em sentido oposto às que ocorrem na pilha em uso. Pilhas não recarregáveis podem explodir ao tentar recarregá-las.

Outro cuidado: não deixe as pilhas sem uso dentro dos aparelhos eletrônicos durante um longo tempo, para não ocorrer os chamados vazamentos. As lentas reações de oxirredução podem atacar o invólucro de zinco do interior da pilha, causando sua ruptura e em conseqüência o vazamento da corrosiva pasta ácida, danificando os aparelhos eletrônicos.

Agora uma pergunta: por que as pilhas alcalinas duram mais? Elas duram cerca de cinco vezes mais que as pilhas ácidas. As pilhas alcalinas funcionam com uma pasta básica de NaOH, já as pilhas ácidas com uma solução ácida de NH4Cl. O Hidróxido de sódio (NaOH) possui uma maior condutividade elétrica.

É importante ressaltar que não se deve descartar pilhas usadas em lixo comum, havendo lugares específicos para o descarte apropriado deste material. Procure os postos de recolhimento de pilhas de sua cidade, um exemplo são as agências do Banco Real, elas recolhem este tipo de lixo para uma posterior reciclagem.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Por que as pilhas deixam de funcionar?








1 comentários

Faça seu Login

  • sábado | 19/01/2013 | Victor Santana
    Usuário

    Muito interessante. Sempre quis saber porque uma fonte de tensão continua (CC) para de funcionar. Eu comessei anteontem o curso de eletricista de manutenção e concerteza isso vai me ajudar num futuro proximo. Obrigado