Você está aqui Mundo Educação Química Química Orgânica Funções Orgânicas Funções Oxigenadas Polaridade de ácidos carboxílicos

Polaridade de ácidos carboxílicos

Sabemos que a polaridade de uma substância interfere diretamente na sua solubilidade. Como saber se ácidos carboxílicos são solúveis ou não?

Primeiro é preciso analisar a estrutura do composto, a solubilidade em água diminui à medida que o número de carbonos da cadeia aumenta, vejamos por quê.

Sabemos que água é um composto polar, sendo assim ela só vai dissolver substâncias polares, é o que comprova a regra “Semelhante dissolve semelhante”. Ácidos carboxílicos possuem uma parte polar (grupo carboxila) e outra apolar (cadeia carbônica).



Estrutura polar de ácidos carboxílicos



Estrutura apolar de ácidos carboxílicos

Quanto maior a parte apolar da cadeia mais insolúvel será o composto, é por isso que Ácidos carboxílicos com mais de 10 carbonos não se dissolvem em água.

Ácidos carboxílicos com até quatro carbonos são líquidos incolores e solúveis em água, e aqueles com número de átomos de carbono superior a dez são sólidos insolúveis em água e classificam-se como ácidos graxos, podem ser encontrados em óleos e gorduras.

Veja mais!
Nomenclatura de ácidos carboxílicos

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Polaridade de ácidos carboxílicos








0 comentários

Faça seu Login