Você está aqui Mundo Educação Química Química Geral Perigo! Incêndio: Qual tipo de extintor eu devo usar?

Perigo! Incêndio: Qual tipo de extintor eu devo usar?

Perigo! Incêndio: Qual tipo de extintor eu devo usar?
O uso do extintor é seguro: em caso de incêndio até mesmo uma criança pode ativá-lo.

 

A presença de fogo em local não desejado é conhecida como incêndios que são capazes de provocar, além de prejuízos materiais, quedas, queimaduras e intoxicações por fumaça.

Sabemos que existem três elementos essenciais envolvidos no processo de produção do fogo: calor, oxigênio e combustível (triângulo do fogo). Para acabar com um incêndio, é preciso retirar completamente um desses três elementos. Abafar o fogo com um cobertor ou jogar água é a primeira atitude de quem está desesperado em extinguir as chamas, mas nenhuma dessas alternativas é tão eficiente como o extintor de incêndio. Esse objeto é essencial em qualquer casa ou escritório. Embora exista uma grande possibilidade dele ficar na parede durante anos acumulando poeira, também pode acabar salvando a vida de alguém.

Os extintores de incêndio são constituídos por um cilindro de metal que contém um agente extintor (água, espuma, pó químico ou dióxido de carbono - CO2). Quando você pressiona a alavanca da parte superior do cilindro, o agente confinado em seu interior é expelido com grande pressão, parecida com a pressão utilizada em uma lata de aerossol (spray).

É de extrema importância conhecer e identificar bem o incêndio que se vai combater, antes de escolher o extintor, um erro na escolha pode tornar inútil o esforço de combater um incêndio, podendo até piorar a situação: aumentar ou espalhar ainda mais as chamas, ou criar novas causas de fogo (curtos-circuitos).

Os principais tipos de extintores são os seguintes:

1. Extintor H2O: água na forma líquida (jato ou neblina);

2. Extintor à base de Espuma: espuma mecânica;

3. Extintor de Dióxido de carbono (CO2);

4. Extintor Pó químico: bicarbonato de sódio.


Classes de incêndio:

A - Materiais como madeira, papel, tecido, que se caracterizam por deixar, após a queima, resíduos como carvão e cinza. Essa classe de incêndios deve ser combatida com extintores de H2O ou de Espuma;

B - Líquidos e gases inflamáveis, ou em sólidos que se liquefazem para entrar em combustão: gasolina, GLP (gás de cozinha), parafina, etc. Os extintores à base de água não são permitidos nesse caso;

C - Equipamentos elétricos energizados: motores, geradores, cabos, etc. Extintores de pó químico e Dióxido de carbono são os indicados para esse tipo de incêndio.

Dicas de uso: Retire o pino de segurança do extintor e pressione a alavanca de operação. O jeito adequado de se usar um extintor de incêndio é mirá-lo diretamente no combustível, em vez de mirar nas chamas.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Perigo! Incêndio: Qual tipo de extintor eu devo usar?








11 comentários

Faça seu Login

  • terça-feira | 27/11/2012 | lavine helen
    Usuário

    olha que bom

  • terça-feira | 13/03/2012 | Gabryell Meyra
    Usuário

    Legal!! HEHE

  • segunda-feira | 27/02/2012 | marcos
    Usuário

    mto bom, eu tirei as duvidas que tinha!

  • quarta-feira | 15/02/2012 | gleyce
    Usuário

    mt bom..resumido e claro... vim pesquisar e vou usar em uma pregação em minha igreja...