Whatsapp icon Whatsapp

Oxigênio dissolvido da água

O que este pequeno peixe precisa para sobreviver? A princípio pensamos que ele precisa de um pouco de alimento e estar numa água limpa, mas será que é só isso? Não.
A sobrevivência de espécies aquáticas está diretamente ligada à presença de oxigênio dissolvido (OD) na água.

O chamado OD é responsável por oxidar o material orgânico presente na água e promover a respiração branquial dos peixes. Essa matéria orgânica é derivada de esgotos lançados nos rios, daí a importância de se oxidar (diminuir) esse material.

A quantidade de oxigênio necessária para oxidar partículas orgânicas é denominada Demanda Biológica de Oxigênio (DBO). Se a DBO for elevada, será preciso grandes taxas de OD para oxidá-la e não restará oxigênio suficiente para a respiração dos peixes. Se a população aquática diminui, a situação se agrava: a DBO aumenta ainda mais.

A ausência de oxigênio dissolvido na água dá espaço para o desenvolvimento de espécies anaeróbicas, que sobrevivem na ausência de oxigênio. O grande problema é que este tipo de bactéria decompõe a matéria orgânica em compostos mal cheirosos como aminas, amônias e sulfato de hidrogênio (H2S). O resultado é um odor ruim na água.

Agora você já sabe por que o OD faz tanta falta no meio aquático. Sem ele é praticamente impossível a conservação dos peixes.

Veja mais!
Demanda Bioquímica de Oxigênio

Publicado por Líria Alves de Souza

Artigos Relacionados

Alerta para o uso de plásticos
Aprenda a interpretar a origem dos recipientes plásticos.
Fertilizantes químicos e poluição
Quais as consequências da agricultura mal planejada.
Óxidos e Efeito Estufa
Entenda como o aumento da concentração de gás carbônico na atmosfera intensifica o efeito estufa e resulta no aquecimento global, um grande problema ambiental de nossa era.
video icon
Escrito"Matemática do Zero | Retas paralelas cortadas por uma transversal " em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Retas paralelas cortadas por uma transversal
Nessa aula veremos o que são retas paralelas cortadas por uma transversal. Além disso, veremos as porpriedades e nomencaltura dos ângulos formados nessas duas retas cortadas por uma transversal: alternos internos, alternos externos, colaterais internos e colaterais externos.