Whatsapp icon Whatsapp

Oceanografia química

A oceanografia química estuda a composição dos ambientes marinhos e as interações das espécies químicas com a atmosfera.
Qual a química dos oceanos?
Qual a química dos oceanos?

Engana quem pensa que mar é tudo igual. As propriedades salinas, a coloração, o cheiro, todas essas características variam de acordo com a região onde está localizado. Existe uma ciência especializada em abordar essas características, a Oceanografia Química. Ela estuda a composição dos ambientes marinhos e as interações das espécies químicas com a atmosfera, através dela é possível monitorar a poluição Marinha e a Química de Nutrientes (geoquímica Orgânica e Inorgânica).

Vamos explorar agora a composição dos ambientes marinhos:

Os oceanos possuem características como a salinidade, que se define pela presença de sais, em geral Cloreto de sódio (NaCl), Sulfato de Cálcio (CaSO4), Sulfato de Magnésio (MgSO4) e Cloreto de Magnésio (MgCl2). O Cloreto de sódio se faz presente na proporção de 80 % e o restante é equivalente a 20%.

A salinidade da água do mar varia de acordo com a região. Para ser considerada normal, esta característica precisa obedecer à proporção de 35 g/L (35 gramas de sal para cada litro de água). A água marítima menos salina do planeta é a do Golfo da Finlândia, no Mar Báltico (30 g/L), e a com salinidade mais elevada se faz presente no Mar Vermelho (40 g/L).

O Mar Morto, localizado no Oriente Médio, é considerado altamente salino, na verdade consiste em um lago cuja composição mineral é de: 67% de cloro, 17% de magnésio, 10% de sódio, 0,2% de enxofre (este dá a água um desagradável odor).

O estudo das propriedades apresentadas auxilia no controle da população de peixes. Veja um exemplo de como a composição da água do mar influi sobre a vida aquática: Sulfato de Cálcio (CaSO4) é um dos componentes da água do mar, o cálcio atua como importante fator de crescimento dos esqueletos dos corais duros e das algas calcáreas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Líria Alves de Souza
video icon
Escrito""Dar, dá e da"" em fundo roxo e amarelo.
Português
"Dar, dá e da"
“Dar”, “dá” e “da” são palavras que existem na Língua Portuguesa e, certamente, precisam ser distinguidas em relação ao emprego adequado. Nesta videoaula, analisaremos a utilização de cada uma delas, ora como verbo, ora como a contração de uma preposição com artigo. Assista e tire suas dúvidas sobre esse assunto!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.