Você está aqui Mundo Educação Química Curiosidades Químicas Nicolau Copérnico: o sol como centro de tudo

Nicolau Copérnico: o sol como centro de tudo

Sistema de Copérnico

No ano de 1543, um cientista polonês começava a revolução que iria mudar a história das esferas celestes, o nome dele era Nicolau Copérnico.

Copérnico propôs que o Sol, e não a Terra, era o centro do cosmo. A Terra no modelo coperniciano não passa de um planeta, tal como Júpiter ou Saturno. Esta idéia até então era desconhecida, e foi a partir dela que começaram a surgir as teorias atuais:

Todos os planetas giram em torno do sol completando uma órbita em 365 dias (1 ano);

A Terra gira em torno de si mesma, como um pião, é o chamado movimento de rotação que dura 24 horas (1 dia).

Mas não pense que essas descobertas de Copérnico foram aceitas de imediato, no início pareciam loucura, e foram necessários 50 anos até que suas idéias começassem a surtir efeito.

Resumindo a teoria de Copérnico: O mundo é esférico e finito, como todos os corpos celestes, e o movimento destes corpos é circular e uniforme. O sol se encontra fixo (imóvel) no centro do sistema e em torno dele giram os planetas (que giram em torno de si mesmos). Sendo assim, a Terra possui dois movimentos: girando em torno do próprio eixo e em torno do sol. Mais tarde, no século seguinte, as observações de Galileu Galilei confirmariam esta teoria.

Algumas das idéias de Copérnico ficaram ultrapassadas, como acreditar que a órbita dos planetas era perfeitamente circular, mas, contudo conseguiu demonstrar que o Sol era o centro das órbitas da Terra e dos outros planetas, e que a Lua girava em torno da Terra.

Os estudos de Copérnico foram fundamentais para que mais tarde, cientistas como Galileu Galilei e Isaac Newton pudessem construir a estrutura da astronomia moderna que faz parte do nosso conhecimento atual sobre o Universo.

Assuntos Relacionados

Deixe seu comentário para

Nicolau Copérnico: o sol como centro de tudo

17 comentários

Faça seu Login

• domingo | 16/03/2014 | gabriela
    Usuário

nossa este texto me ajudou muito viu!!!!

• quinta-feira | 01/08/2013 | Isabella
    Usuário

Esse texto me ajudou de montão!!!

• quarta-feira | 05/06/2013 | gabriel
    Usuário

gostei me ajudou muito valeu

• sábado | 04/05/2013 | camila
    Usuário

Gostei muito, me ajudou na tarefa, obrigada !