Você está aqui Mundo Educação Química Química Geral Metais Pesados Metal pesado mercúrio

Metal pesado mercúrio

O mercúrio é considerado um metal pesado, por isso sua contaminação pode ocasionar intoxicação ou até mesmo a morte de organismos vivos.

Metal pesado mercúrio
Metal mercúrio

O Mercúrio é considerado metal pesado pelo fato de apresentar toxidez ao entrar em contato com organismos vivos. A ingestão desse metal pode ocasionar a morte.

A forma mais comum de contaminação é decorrente do lançamento do metal pesado em ecossistemas aquáticos naturais. Uma vez presentes nos rios, o metal já não pode ser destruído e se torna altamente reativo. As responsáveis por esse grave acidente ecológico são as indústrias que utilizam o mercúrio em seus processos. O vazamento (proposital ou acidental) durante o manuseio pode levar o metal até os cursos d’água através do sistema de esgoto. Este tipo de acidente ocorre em metalúrgicas, indústrias de tintas e de plásticos PVC, entre outras.

Conheça outros procedimentos que causam a contaminação por mercúrio:

• O mercúrio está presente em alguns telefones celulares, o descarte incorreto desses aparelhos implica na contaminação do ambiente;

• A fumaça lançada pelos incineradores de lixo urbano é rica em mercúrio, cádmio e chumbo, ela se volatiliza levando a poluição a longas distâncias.

Efeitos tóxicos da ingestão de mercúrio

Os sintomas podem começar com anúria (redução da secreção urinária) e se estender para a diarreia sanguinolenta, o que leva o indivíduo à morte por perda de sangue.
 

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Metal pesado mercúrio








1 comentários

Faça seu Login

  • quarta-feira | 05/12/2012 | Eliane...
    Usuário

    Gostei muito um conteúdo bem resumido e de fácil compreensão.