Você está aqui Mundo Educação Química Gases Lei de Lavoisier

Lei de Lavoisier

Laboratório de Lavoisier.

O químico francês Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794), deu início às suas descobertas sobre a Lei de Conservação das Massas no ano de 1785, que recebeu o nome de Lei de Lavoisier em homenagem ao seu criador. Esse cientista foi muito importante para a ciência, e foi até considerado o pai da química moderna.

Existe uma famosa frase para enunciar a Lei de Conservação das Massas: "Na Natureza nada se cria e nada se perde, tudo se transforma".

Para constatar suas idéias, Lavoisier fez inúmeras experiências em seu laboratório próprio, uma delas consistia em pesar as substâncias participantes de uma reação química, antes e depois que ela ocorresse. Lavoisier verificou que a massa total do sistema permanecia inalterada quando a reação ocorria num sistema fechado, sendo assim, concluiu que a soma total das massas das espécies envolvidas na reação (reagentes), é igual à soma total das massas das substâncias produzidas pela reação (produtos), ou seja, num sistema fechado a massa total permanece constante.

Para um melhor entendimento do proposto por Lavoisier, observe o experimento: Se colocarmos 65 g de zinco dentro de um vidro contendo 98 g de ácido sulfúrico e em seguida fecharmos o vidro, ocorrerá uma reação química entre as duas substâncias e haverá formação de sulfato de zinco e desprendimento de hidrogênio. A massa do sulfato de zinco somada com a massa do hidrogênio desprendido será de 163 g.

Repare que na reação não houve ganho nem perda de massa, o que ocorreu foi a transformação das substâncias reagentes em outras substâncias.

Outros cientistas fizeram novas experiências que visavam testar a hipótese proposta por esta lei, e mesmo ao utilizarem balanças mais modernas, de grande sensibilidade, os testes confirmaram o enunciado proposto por Lavoisier.

Assuntos Relacionados

Deixe seu comentário para

Lei de Lavoisier

21 comentários

Faça seu Login

• domingo | 04/11/2012 | ufiefur9g

foi muito bom

• terça-feira | 07/08/2012 | jackelinny
    Usuário

e foi boa a esplicaçao me ajudou rasuavelmente

• quarta-feira | 13/06/2012 | giovane

boa esplicaçao

• quarta-feira | 30/05/2012 | mourice
    Usuário

muito legal melhor esplicacao que eu encontrei.