Whatsapp icon Whatsapp

Lei de Hess

Seguindo qualquer caminho o destino é um só: princípio da Lei de Hess.
Seguindo qualquer caminho o destino é um só: princípio da Lei de Hess.

O químico suíço Germain Henry Hess (1802-1850) teve uma grande contribuição para a química, mas especificamente para a Termoquímica, seus estudos envolvem a entalpia de reações químicas. Graças a este cientista é possível calcular a variação de entalpia, a Lei de Hess recebeu este nome em homenagem ao seu criador e tem a seguinte definição:

Para uma dada reação, a variação de entalpia depende apenas do estado inicial dos reagentes e do estado final dos produtos, esteja essa reação ocorrendo em uma ou várias etapas.

Um exemplo pode auxiliar no entendimento desta lei: se você fosse fazer um passeio e para chegar ao seu destino tivesse à sua disposição dois caminhos, um mais longo e um mais perto, qual deles você tomaria? É claro que o atalho é o preferido, mas de qualquer forma o destino final é o mesmo, ou seja, o local de partida e o de chegada não muda, o que muda é a trajetória escolhida. A variação de entalpia em uma reação também funciona assim: ela depende apenas do estado inicial e final e independe dos estados intermediários.

Agora veja a aplicação da lei de Hess na passagem da água do estado líquido para o estado gasoso. A variação de entalpia é representada por ?H:

H20(l) → H20(g)            ?H = + 44 KJ

Repare que nesta equação a passagem de 1 mol de H20(l) para o estado gasoso foi feita numa única etapa, veja abaixo como obter o mesmo produto em duas etapas:
 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A equação global nos permite verificar que o ?H (final) de uma reação pode ser obtido pela soma algébrica dos ?H de reações intermediárias.

Através das demonstrações acima podemos concluir que a variação de entalpia (?H) é a mesma, seja a reação realizada em uma ou várias etapas como especifica a Lei de Hess.

 

Publicado por Líria Alves de Souza
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Destilação
Descubra como é realizada a destilação, um dos métodos de separação de misturas mais aplicados.
Determinação da pressão osmótica
Aprenda a calcular a pressão osmótica para as soluções moleculares e iônicas.
Hidrólise Salina
Entenda o que é a hidrólise salina e quais são as condições necessárias para sua ocorrência.
Molalidade de uma solução química
Conheça o conceito de molalidade, uma concentração em quantidade de matéria por massa muito usada quando há variação da temperatura das soluções.
Ordem de uma Reação
Entenda do que se trata a ordem de uma reação, que é determinada pelos expoentes (obtidos experimentalmente) das concentrações dos reagentes na lei da velocidade.
Produto de Solubilidade
Entenda o que é produto de solubilidade (KPS) e aprenda a realizar o seu cálculo!
Propriedades Coligativas
Entenda o que caracteriza as propriedades coligativas, veja exemplos de cada uma delas e como calculá-las.
Tipos de Volumetria
Conheça as análises volumétricas usadas para determinar a concentração nas soluções.
Titulação ácido-base
Neste texto, você verá o que é uma titulação ácido-base, o passo a passo de como realizá-la em laboratório e como proceder com os cálculos.
video icon
Escrito"Matemática do Zero | Retas paralelas cortadas por uma transversal " em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Retas paralelas cortadas por uma transversal
Nessa aula veremos o que são retas paralelas cortadas por uma transversal. Além disso, veremos as porpriedades e nomencaltura dos ângulos formados nessas duas retas cortadas por uma transversal: alternos internos, alternos externos, colaterais internos e colaterais externos.