Você está aqui Mundo Educação Química Físico-Química Equilíbrio Químico Influência da Pressão no Deslocamento do Equilíbrio Químico

Influência da Pressão no Deslocamento do Equilíbrio Químico

Influência da Pressão no Deslocamento do Equilíbrio Químico
Manômetro mendindo pressão de sistema gasoso

O princípio de Le Chatelier diz que alguma alteração no equilíbrio químico faz com que o equilíbrio seja deslocado no sentido de minimizar os efeitos causados pela perturbação.

Assim, se aumentarmos a pressão em sistemas gasosos, o equilíbrio irá se deslocar no sentido da reação capaz de diminuir essa pressão e vice-versa.

Para sabermos qual será então o sentido do deslocamento, precisamos analisar primeiro o número de mols de cada substância envolvida e relacionar com o volume. Por exemplo, consideremos a seguinte reação em equilíbrio químico:

1 PCl3(g) + 1 Cl2(g) ↔ 1 PCl5(g)
   1 mol + 1 mol            1 mol
        2 mol                     1 mol

  • 1 mol = 1 volume (1 V)
  • 2 mol = 2 volumes (2 V)

Se aumentarmos a pressão sobre esse sistema, o equilíbrio se deslocará no sentido direto, favorecendo a formação de PCl5(g), porque nesse sentido há uma diminuição do número de mol de gás, um menor volume e, em consequência, a pressão irá diminuir.

Deslocamento do equilíbrio químico para a direita, em razão do aumento da pressão

O contrário também é verdadeiro, a diminuição da pressão fará com que o equilíbrio se desloque para a esquerda, no sentido da reação inversa, porque nesse sentido há um aumento do número de mol e do volume, aumentando também a pressão.

Deslocamento do equilíbrio químico para a esquerda, em razão da diminuição da pressão

O esquema abaixo mostra bem como isso ocorre:

Deslocamento do equilíbrio em razão da alteração da pressão em sistema gasoso

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

  • A variação da pressão não afeta as substâncias sólidas, porque elas são incompressíveis. Assim, um aumento da pressão em um equilíbrio que contém sólido irá deslocar o equilíbrio no sentido desses sólidos e não da substância gasosa.
  • Se os volumes (números de mol) dos gases nos reagentes e nos produtos forem iguais, a variação da pressão não deslocará o equilíbrio.
  • A adição de um gás inerte não afeta o equilíbrio químico de uma reação, apesar dele aumentar a pressão total do sistema. Isso ocorre porque ele não participa da reação e as concentrações e as pressões parciais dos gases participantes da reação não são alteradas.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Influência da Pressão no Deslocamento do Equilíbrio Químico








0 comentários

Faça seu Login