Glicose e diabetes
A diabetes melitus é regulada com a aplicação de insulina.

O principal carboidrato existente na corrente sanguínea é a glicose, a sua taxa de concentração considerada normal varia de 70 mg a 110 mg para cada 100 ml de sangue. Uma pessoa que apresenta problemas de hipoglicemia apresenta uma concentração menor que 70 mg de glicose para cada 100 ml de sangue. Quando a pessoa é hiperglicêmica, quer dizer que possui valores superiores a 110 mg de glicose para cada 100 ml de sangue.

A glicose possui fórmula química (C6H12O6) e é vendida da seguinte forma: soluções aquosas a 5 %, 25 % e 50 %, e na forma sólida (dextrosol). A mais conhecida e usada em hospitais é a forma líquida (soro glicosado) a 5 %.

Existem dois tipos de diabetes, a melitus e a insipidus. O paciente que apresenta hipoglicemia, possui diabetes tipo insipidus, já o paciente com hiperglicemia tem diabetes melitus. Os sintomas da hipoglicemia são tremores, sudorese excessiva, cansaço, alterações de comportamento, desmaios e até convulsões. Vejamos a definição de cada forma da diabetes:

Diabetes melitus: é o tipo mais comum e é decorrente da deficiência de insulina. O pâncreas é um órgão presente em nosso corpo responsável pelo metabolismo da glicose e pela produção do hormônio insulina. O tratamento é feito administrando doses de insulina no diabético, ocorre então uma diminuição nas taxas de glicose no sangue mantendo-as nos níveis normais. Esse tipo de diabetes pode acarretar conseqüências ao longo do tempo como alterações neurológicas e circulatórias.

Diabetes insipidus: surge devido a uma disfunção na glândula hipófise, e pode ser responsável pela diminuição da quantidade produzida do hormônio antidiurético. O paciente que sofre desse tipo de diabete perde quantidade excessiva de água através da urina, o que pode levar a uma desidratação.

 

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Glicose e diabetes








1 comentários

Faça seu Login

  • quinta-feira | 19/04/2012 | aldelina alves...
    Usuário

    a glicose é um assunto muito importante, para nós estudante de enfermagem.