Gás Criptônio

O gás criptônio é um gás nobre incolor, inodoro, insípido, inerte e raro na atmosfera terrestre.

Gás Criptônio
Criptônio: gás extraído de vulcões.


A nomenclatura do elemento Criptônio vem do grego Krípton, que significa oculto. O nome é apropriado uma vez que o gás é raro na atmosfera terrestre, da ordem de 1 ppm (partes por milhão). As regiões vulcânicas têm maiores chances de fornecer Criptônio, nestes locais, o elemento pode ser extraído dos gases vulcânicos e das águas termais.

Mas o planeta Terra não precisa ser o único local para a existência de Criptônio, pesquisas revelam a presença de 0,3 ppm de Criptônio na atmosfera do planeta Marte.

Propriedades físicas do Criptônio: gás nobre incolor, inodoro, insípido, de pequena reatividade (gás inerte).

Propriedades periódicas do Criptônio: possui símbolo Kr, número atômico 36, massa atômica 83,8 u, pertence à família 18 ou 8 A (Gases Nobres).

Aplicações

- A mistura dos gases, Neônio e Argônio, é responsável pela iluminação das lâmpadas incandescentes e fluorescentes.

- A mistura citada acima é utilizada nos sistemas de iluminação de aeroportos e, diga-se de passagem, a luz vermelha emitida tem alcance bem maior que das lâmpadas comuns.

- A iluminação emitida pelos gases Ne e Ar é usada também no cinema, está presente nos projetores cinematográficos e, ainda, na forma de flash fotográfico para fotografar em altíssima velocidade.

- O laser de Criptônio é usado na medicina para cirurgia da retina dos olhos.

Veja mais! Gás Argônio

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Gás Criptônio








0 comentários

Faça seu Login